Anúncios

O fim de semana e o começo da semana devem ter muita chuva em pontos do Sudeste do Brasil. Os dados dos modelos meteorológicos analisados pela MetSul Meteorologia apontam que áreas de instabilidade devem predomina em parte do Sudeste com chuva e temporais isolados. Os acumulados de precipitação em algumas áreas devem ser elevados.


O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas do modelo de alta resolução WRF da MetSul, disponível ao nosso assinante na seção de mapas. De acordo com a projeção, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer em pontos do estado do Rio de Janeiro e, em especial, no território de Minas Gerais.

O estado de Minas, aliás, deve ser o de instabilidade mais generalizada neste fim de semana e no começo da semana no Sudeste do Brasil. A expectativa é de chuva na esmagadora maioria dos municípios mineiros.


Pontos muito isolados de Minas Gerais podem ter chuva com volumes muito altos por conta de temporais, não se descartando marcas localizadas de 100 mm a 200 mm que podem trazer problemas como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Estes temporais podem ainda provocar queda de granizo e vento forte em setores isolados.

Belo Horizonte, por exemplo, deve ter períodos de chuva todos os dias até o início da semana com alguns momentos de melhoria, mas nebulosidade predominante. A chuva por vezes pode ser forte e na forma de pancadas, isoladamente torrenciais na região da Grande BH. Com isso, há possibilidade de alagamentos isolados.

A chuva deve ser volumosa ainda em setores dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Pontos isolados dos dois estados podem ter registros de precipitação em temporais tão altos quanto 100 mm a 200 mm, o que, igualmente, oferece riscos à população por alagamentos e deslizamentos de terra.

No estado de São Paulo, ao contrário, a previsão é de pouca chuva. O sol aparece com nuvens neste fim de semana, embora algumas áreas tenham momentos de maior nebulosidade. Chuva muito isolada neste sábado, mas o tempo firme predomina no domingo e na segunda, exceção de pontos localizados da costa, no Leste paulista, e próximos da divisa com Minas Gerais.

Anúncios