Anúncios

Centro de baixa pressão traz dia bastante chuvoso nesta quarta-feira em São Paulo com altos volumes no interior do estado | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Volumes elevados de chuva são registrados no estado de São Paulo desde o começo da semana pela atuação de uma frente fria e de um centro de baixa pressão. Esta é uma época do ano em que já chove pouco no estado paulista, logo os acumulados anotados são altos para os padrões do fim de maio.

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados em 24 horas até 9h de hoje foram de 83 mm em São Carlos, 53 mm em Ariranha, 52 mm em Itapira, 51 mm em Casa Branca e São Simão, 48 mm em José Bonifácio, 46 mm em Ituverava e 42 mm em Pradópolis.

Em muitas outras cidades do estado paulista os volumes em 24 horas até o meio da manhã de hoje se situaram entre 10 mm e 30 mm. Na cidade de São Paulo, de acordo com o órgão, os índices pluviométricos no período foram de 19 mm em Interlagos e 13 mm no Mirante de Santana.

Na soma de 72 horas até 9h hoje, a rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres observou 116 mm em Santos, 102 mm em Praia Grande, 100 mm em São Vicente, 97 mm no Guarujá, 94 mm em Mongaguá, 81 mm em Ribeirão Preto e São Carlos e 72 mm em Araraquara.

A chuva volumosa no litoral de São Paulo se concentrou principalmente entre o domingo e a segunda-feira na chegada de uma frente fria. Já a chuva com altos volumes no interior de São Paulo se deu entre ontem e hoje por um centro de baixa pressão que avançou do Mato Grosso do Sul.

O tempo firma e o sol retorna amanhã para a maior parte do interior paulista. O tempo ainda vai estar instável com chance de chuva e garoa em parte do dia, entretanto, na cidade de São Paulo e pontos da costa, mas com tendência de gradual diminuição da nebulosidade.