A trégua durou pouco e o fogo retornou. A ocorrência de chuva de até 30 mm nesta semana tinha apagado todos os incêndios nas serras da província argentina de Córdoba, mas áreas da região voltaram a queimar nas últimas horas.
Ao longo da noite da sexta-feira e da madrugada deste sábado, bombeiros e brigadistas trabalharam no combate ao incêndio que eclodiu na localidade de Capilla del Monte. Em razão das más condições meteorológicas, o fogo avança com intensidade num perímetro de pelo menos três quilômetros.
? Aún está activo un incendio en la zona de #CapillaDelMonte, que avanza con intensidad quemando pastizal alto en Huertas Malas, detrás del cerro Overo y el dique Los Alazanes, en un vasto territorio detrás del cerro #Uritorco, sin riesgo para viviendas. #Incendios pic.twitter.com/TkyDiJzUmC
— Gobierno de Córdoba (@gobdecordoba) October 17, 2020
Nas últimas horas, na região, trabalharam 120 bombeiros de 16 quartéis e 25 brigadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Incêndio. A situação meteorológica continua muito complicada em toda a área, com muito vento, alta temperatura e baixo umidade. A previsão para este sábado indica que se espera um dia muito quente com temperatura que chegaria a 35°C. O risco de incêndios florestais neste fim de semana na província de Córdoba continua a ser extremo.