Anúncios

Fortes a violentos temporais entre ontem e hoje causaram destruição em algumas cidades do estado do Mato Grosso do Sul. Várias cidades foram castigadas pelas tempestades de granizo e vendavais que causaram muitos danos como quedas de árvores, postes, destelhamentos de casas e prédios, além de colapso de estruturas e prejuízos em lavouras.

Uma das cidades mais castigadas pelo tempo severo foi Jardim, município localizado a 194 quilômetros da capital Campo Grande. A localidade teve abundante queda de granizo e rajadas de vento intensas com queda de árvores em diversos pontos. Muitas áreas do município do Mato Grosso do Sul ficaram sem luz. A prefeitura descreveu o cenário no centro da cidade como desolador pelos danos do temporal.

As tempestades severas atingiram ainda as cidades de Bonito, Guia Lopes da Laguna e Laguna Caarapã. Em Bodoquena, a cobertura de um posto de combustível veio abaixo com a força do vento durante o temporal, assustando trabalhadores do estabelecimento e clientes que estavam no local. Não houve feridos.

Antes da cobertura, o forro caiu e causou correria. Quem passava pelo local ainda tentou se abrigar da tempestade. A estrutura caiu em cima de um veículo que havia parado no pátio do posto e que ficou parcialmente destruído. Bombeiros de Bonito foram acionados para atender a ocorrência.


O temporal também atingiu a capital Campo Grande. Bombeiros e Defesa Civil trabalharam ao longo de toda a madrugada e manhã de hoje em ocorrências da tempestade na cidade. Vários estabelecimentos comerciais tiveram os telhados arrancados pela força do vento no Centro da capital. Houve ainda queda de árvores em diversos bairros de Campo Grande.

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

A Energisa, concessionária de energia, informou que foram atendidas 84% das ocorrências abertas por conta dos transtornos causados pelos temporais. A empresa informou que as equipes estão nas ruas desde a madrugada e seguem no atendimento, de forma ininterrupta, até o restabelecimento completo do sistema de fornecimento de energia.

Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento ontem que chegaram a 85 km/h em Campo Grande, 78 km/h em São Gabriel do Oeste, 76 km/h em Ribas do Rio Pardo, 75 km/h em Rio Brilhante e 72 km/h em Bataguassu. A chuva somou de 40 mm a 50 mm em diversas cidades, incluindo na região de Campo Grande.

Os fortes temporais no Mato Grosso do Sul foram consequência do aprofundamento de um centro de baixa pressão no Sul do Brasil que deu origem a uma frente fria. O sistema avançou pelo estado e, ao encontrar ar quente e úmido, sob um ambiente de baixa pressão atmosférica, nuvens muito carregadas se formaram entre a tarde e a noite da quinta-feira.

As imagens de satélite do começo da noite de quinta mostravam nuvens com temperatura no topo perto de -80ºC, ou seja, que atingiram grandes alturas na atmosfera. Estas nuvens muito carregadas do tipo Cumulonimbus são as que provocam os temporais mais fortes de granizo e vento forte com estragos.

A excelente notícia para as comunidades mais atingidas pelas tempestades severas das últimas horas é a tendência do tempo. A previsão da MetSul indica uma sequência de dias com sol no Mato Grosso do Sul e sem chuva em muitas cidades. Pancadas isoladas podem ocorrer em áreas mais perto do Mato Grosso e de Goiás.

Anúncios