Um violento terremoto atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Turquia, momentos atrás. O abalo teve magnitude 7,8 ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros e teve epicentro perto da cidade de Gaziantep, de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS).
🌍 AGORA | Um violento terremoto de magnitude 7,8 acaba de atingir a Turquia, nas proximidades com a fronteira da Síria. As informações são do @USGS. pic.twitter.com/YTKk8D0AD9
— MetSul.com (@metsul) February 6, 2023
O terremoto ocorreu cerca de 30 quilômetros a Noroeste de Gaziantep e 114 quilômetros a Noroeste de Aleppo, na Síria, de acordo com o EMSC-CSEM. Começam a surgir imagens nas redes sociais de prédios desabados e escombros nas ruas. Um usuário do Twitter disse: “Senti em Israel, acordou todo mundo. Tudo está tremendo”. O abalo foi sentido em divcrsos países do Oriente Médio.
A mídia local relata que vários prédios de apartamentos desabaram após o forte terremoto. Imagens publicadas nas redes sociais do Sul da Turquia mostram um grande edifício completamente reduzido a escombros com várias pessoas ouvidas gritando nos destroços.
Diyarbakır merkezde deprem ve yıkılan binalar @FOXhaber #RTErdogan @ahaber pic.twitter.com/zLuxHz6nua
— Mahsun.021 (@Mahsun0321) February 6, 2023
Allahım Sen Koru. #Ofis #Diyarbakır #Deprem pic.twitter.com/GuqeIpclcx
— MEÇHUL_ADAM (@Yarenn_aytac) February 6, 2023
A Turquia está localizada em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O país já foi afetado por outros grandes movimentos telúricos nos últimos 70 anos.
Em 17 de agosto de 1999, às 3h01, horário local, um catastrófico terremoto de magnitude 7,6 atingiu a província de Kocaeli, na Turquia, causando danos monumentais e 18 mil mortos. O terremoto desta noite de domingo no Brasil e madrugada da segunda na Turquia é, assim, um dos mais intensos da história do país.