Anúncios

Oklahoma e outros estados norte-americanos devem enfrentar tornados entre a noite deste domingo e a segunda-feira | JOSH EDELSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As Planícies Centrais dos Estados Unidos devem enfrentar nas próximas horas uma violenta onda de tempestades, incomum para fevereiro e mais típica da primavera, com um alto risco de tornados e vendavais destrutivos em vários estados norte-americanos.

O sistema de tempestades que trouxe nevasca histórica para o Sul da Califórnia na sexta e no sábado, com neve em locais onde o fenômeno não era visto há quase 40 anos, produzirá agora um episódio de tempo severo com muito vento e estragos no Centro dos Estados Unidos.

O Centro de Previsão de Tempestades (SPC), da NOAA, está prevendo um episódio de derecho no final da tarde e noite deste domingo, hora local. Um derecho é uma tempestade de vento em linha quase reta generalizada, de longa duração, associada a um grupo de tempestades severas em movimento rápido.

“Está previsto um derecho com rajadas de vento destrutivas generalizadas centradas em partes de Oklahoma a partir desta noite”, disse o SPC. “Também são esperados tornados com o maior potencial para fortes tornados (EF2-EF3) no Sudoeste de Oklahoma esta noite”, alertou o centro. Ventos de 120 km/h a 180 km/h são possíveis no sistema de tempestade.

Se uma faixa de ventos destrutivos se estender por mais de 400 quilômetros e incluir rajadas de vento de 93 km/h ou mais ao longo da maior parte de sua extensão, o episódio pode ser classificado como derecho, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

O maior risco de tempestade severa hoje, um nível 4 de 5 ou risco moderado, foi emitido em partes do Oeste de Oklahoma e do Texas. As cidades sob esse risco incluem Oklahoma City, Tulsa, Lawton e Enid em Oklahoma. Esta área é onde a maior chance de tornados.

A linha de tempestades vai se mover depois pelo Meio-Oeste e o Sudeste norte-americano. Alertas de vento estão atualmente em vigor para mais de 65 milhões de pessoas do Arizona a Ohio, incluindo Albuquerque, Oklahoma City, Dallas, Memphis, Atlanta, St. Louis e Cincinnati.