Previsão é que o sol predomine com chuva isolada Na semana no Rio Grande do Sul | DANIEL FLECK

O fim de semana teve chuva em todas as regiões gaúchas, embora irregular. A maioria dos municípios do estado registrou precipitação, especialmente no sábado que foi o dia de tempo mais instável. Hoje, o tempo melhorou e a chuva foi mais isolada.

O sábado, aliás, teve temporais em diversas localidades com destelhamentos e queda de árvores, como em Santa Cruz do Sul, Carazinho, Não-Me-Toque, Rio Grande e outros pontos do estado. Os temporais foram de caráter isolado e localmente fortes a severos.

A semana que começa marca a transição do verão para o outono climático. Apesar de oficialmente o outono só ter início pelo critério astronômico na segunda quinzena de março, na climatologia o trimestre de março a maio marca o outono, assim que em 1º de março começa o outono climatológico.

Então, a semana que dá a largada no denominado outono meteorológico terá um padrão atmosférico típico desta época do ano e de verão. As tardes ao longo desta semana serão de calor no Rio Grande do Sul com máximas de 30ºC ou mais na maior parte dos municípios gaúchos.

Como é comum, o calor deverá ser mais intenso em localidades do Oeste e do Noroeste gaúcho, onde em alguns dias pode fazer até 35ºC ou mais em alguns pontos. Neste domingo, por exemplo, as máximas oficiais foram de 37,7ºC em Uruguaiana e 37,4ºC em Quaraí.

O padrão de chuva também será o comum desta época do ano. Não será uma semana chuvosa, mas as pancadas de chuva pelo Rio Grande do Sul devem ocorrer todos os dias da semana. Ocorre que na maioria dos dias vão atingir poucas cidades. Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva dia a dia pelo modelo meteorológico alemão Icon de segunda até sábado.

Assim que, em determinado dia, chove no Norte gaúcho e não cai uma gota nas demais regiões. Aliás, a Metade Norte é a área do Rio Grande do Sul que deve ter mais chuva na semana com pancadas localizadas todos os dias.

Será chuva típica de verão, que ocorre mais da tarde para a noite, é localizada, às vezes forte e com temporal isolado, e que não raro alcança apenas parte de uma cidade. Efeito de convecção pela combinação de calor e umidade.

Por sua vez, a Metade Sul gaúcha deve ter pouca chuva no decorrer da semana. Até deve chover isoladamente, mas em poucos locais. Vários municípios do Sul gaúcho podem passar a semana sem precipitação.