Anúncios

Um tornado atingiu no sábado Palm Beach Gardens, no estado norte-americano da Flórida, deixando carros capotados, telhados destruídos e danos generalizados. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) confirmou que um tornado EF-2, atravessou a área da cidade por onze minutos, atingindo ventos de até 200 km/h.

O tornado tocou terra inicialmente perto do Palm Beach Gardens Medical Center e atravessou a comunidade Sanctuary Cove, onde “se fortaleceu para a intensidade EF2”, disse o NWS de Miami. O Departamento de Polícia de Palm Beach Gardens não relatou nenhum ferimento grave ou morte.

A intensidade de um tornado é avaliada na Escala Fujita Aprimorada. Sua classificação é baseada em velocidades de vento estimadas e danos relacionados, sendo o mais baixo um EF-0 e o mais forte sendo um EF-5 com rajadas de mais de 300 km/h.

O tornado de Palm Beach se formou a Leste da rodovia Interestadual I-95 e se moveu para Nordeste. Enquanto atravessava por Palm Beach Gardens, o tornado fez carros voarem e capotarem nas ruas e estradas, destruiu uma lavanderia, causou danos estruturais e no telhado de várias casas.

O tornado ainda arrancou e derrubou árvores em vários pontos da cidade, e danificou postes de energia e placas, disse o escritório local do NWS. Os vídeos da passagem do tornado pelo estado da Flórida são impressionantes e mostram carro voando com a força do vento.

Esta segunda-feira foi de limpeza e começo de reconstrução na comunidade atingida. Empresas de serviços de remoção de árvores estavam nas ruas enquanto os moradores limpavam os detritos ao redor de seus carros. Emma Hague, que mora nas proximidades, disse que não esperava esse tipo de dano extenso. “É surreal”, disse ela a uma emissora local. “Você só vê isso em filmes de ação. Nunca vi isso na vida real”, resumiu.

A moradora Nikita Schlenewald descreveu o que aconteceu durante o tornado, que ocorreu por volta das 17h. “Tudo ficou muito louco e toda a eletricidade começou a piscar e corremos para o banheiro”, disse Schlenewald. “Aconteceu muito, muito rápido”, sintetizou.