Anúncios

Buraco aberto pelo raio em pista do GRU Airport | Divulgação

 Um raio abriu um buraco na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos durante um temporal de verão passageiro e localizado na tarde da segunda-feira (8). 

A descarga elétrica atingiu a pista 09R/27L, que tem 3 mil metros de comprimento e é usada, na maioria das vezes, para as operações de pouso. No momento do raio nenhuma aeronave realizava o procedimento. 


O buraco deixado pelo raio na pista não foi grande, mas profundo o suficiente para trazer riscos para as aeronaves. Os detritos ainda se espalharam pelo local, o que igualmente oferecia riscos. 

O momento exato em que o raio atingiu a pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi registrado por uma câmera de monitoramento da página Golf Oscar Romeo. 

Aeroportos possuem para-raios, entretanto mas a pista não pode ter obstáculos, logo fica sujeita à ocorrência de descargas elétricas. 


Nota do aeroporto 

Em nota, a concessionária do aeroporto confirmou o episódio e enfatizou que não houve risco à segurança de voo:

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que na tarde de ontem, 8 de março, fortes chuvas caíram na região do aeroporto e um raio atingiu uma das pistas do aeródromo. Imediatamente foi acionada nossa equipe de pavimentação para reparo. O incidente não impactou as atividades e as operações do aeroporto.”

Anúncios