Anúncios

Diogo Losso/Arquivo

Santa Catarina se divide entre tempo firme na sua região Oeste e instabilidade mais a Leste. Efeito de uma área de baixa pressão na costa. 

O Meio-Oeste e o Oeste do estado catarinense têm condição associada a tempo mais seco com variação de nebulosidade. As tardes são  quentes com máximas chegando aos 27°C a 29ºC enquanto as noites são amenas. 


Já o Leste de Santa Catarina terá instabilidade marcada por aberturas de sol e períodos de maior nebulosidade com pancadas de chuva em diferentes pontos.

Nas áreas do Planalto Sul de Santa Catarina (São Joaquim, Urubici, Urupema e redondezas), as temperaturas mínimas podem ficar perto dos 5ºC nas madrugadas de quinta e sexta-feira.


O tempo mais seco no Oeste decorre da presença de uma massa de ar mais seca entre o Norte da Argentina, Paraguai, Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já a condição de instabilidade mais a Leste da Santa Catarina é decorrência da circulação associada ao centro de baixa pressão atmosférica que se formou e atua na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O sistema transporta ar úmido para a costa de toda a Região Sul.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Soma-se o fator orográfico (relevo) que favorece a formação de nuvens e a ocorrência de precipitação. Tal configuração deve permanecer até pelo menos meados da próxima semana, quando os modelos meteorológicos indicam a formação e o avanço de uma frente fria com potencial para chuva e algumas tempestades.

Anúncios