Anúncios

Estados do Sul norte-americano enfrentam três semanas seguidas com ondas de tempestades severas com tornados que trazem mortes e destruição em diversas cidades | BRANDON BELL/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um homem foi atingido por um tornado quando filmava uma tempestade nos Estados Unidos. O episódio ocorreu na localidade de Ellabell, estado norte-americano da Geórgia. Cliff Horton estava na varanda de casas gravando a tempestade quando o tornado começa a derrubar árvores a poucas dezenas de metros de onde estava. Na sequência, o vento atinge a casa em que se encontra e destelha a residência. Ele sobreviveu para postar o vídeo nas redes sociais.


O que o norte-americano fez é totalmente contrário às orientações dos meteorologistas e dos serviços de emergência. O que fazer durante um tornado? A orientação é buscar um abrigo seguro imediatamente, como um porão subterrâneo, um refúgio de tempestade ou um cômodo interno como um banheiro. O recomendável é ficar longe de janelas, portas e paredes externas.

O Sul dos Estados Unidos enfrenta mais uma onda mortal de tornados e de tempestades severas que deixa um rastro de destruição. Pelo menos duas dúzias de tornados atingiram desde segunda-feira o Sul norte-americano na terceira semana consecutiva com tempestades mortais e destrutivas na região. Dez tornados atingiram a Carolina do Sul na noite de terça-feira e há previsão de tempo severo ainda hoje.

Pelo menos uma pessoa morreu depois que um tornado atingiu o Norte do condado de Bryan, na Geórgia, na tarde da terça-feira. Várias pessoas ficaram feridas, conforme a imprensa local. O tornado atingiu primeiro o tribunal do condado de Bryan, no Centro da cidade de Pembroke, e depois avançou para Leste até a pequena cidade de Ellabell. A área atingida fica a cerca de 50 quilômetros de Savannah.

As autoridades ainda não sabem quantas casas e prédios foram danificados ou destruídos, mas imagens publicadas em mídias sociais mostravam várias casas severamente danificadas. Os serviços de emergência e bombeiros do condado de Bryan disseram que várias pessoas nos escombros de suas residências logo após o tornado.

Uma emergência de tornado chegou a ser declarada em Allendale, na Carolina do Sul. Trata-se de um alerta de tornado que é o mais raro e é reservado para as situações mais perigosas e potencialmente catastróficas. Uma emergência de tornado somente é emitida “quando há uma grave ameaça à vida humana e danos catastróficos de um tornado iminente ou em andamento”, diz o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), dos Estados Unidos.

Tempestades severas capazes de produzir vendavais destrutivos, granizo grande e vários tornados são esperadas em uma ampla área de partes dos Apalaches do Sul até o Sudeste dos Estados Unidos. Um cavado atua em níveis superiores da atmosfera e há uma área de baixa pressão em superfície. Uma frente fria avança de Oeste para as planícies do Sul e alcançará a Costa Leste dos Estados Unidos.

Anúncios