Anúncios

Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam na madrugada desta sexta-feira um alerta pelo celular de um terremoto na costa do estado paulista. O aviso da empresa Google notificou sobre a suposta ocorrência de um abalo sísmico no mar a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo, e foi disparado para celulares com sistema operacional Android.

REPRODUÇÃO

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que faz monitoramento de sismologia em todo o território brasileiro, informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.

“A Defesa Civil de São Paulo não emitiu nenhum alerta de terremoto hoje. Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, publicou o órgão em suas redes sociais na madrugada.

O monitoramento global do USGS, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, tampouco indica a ocorrência de um terremoto na costa do Brasil na madrugada desta sexta-feira. Houve um abalo na costa do Equador, mas não do Brasil.

O Google informa que o trabalho de detecção de terremotos começou durante uma semana de inovação em 2017, quando uma equipe de engenheiros do Android decidiu explorar se os acelerômetros dos smartphones — sensores que detectam movimento e orientação durante o uso comum do telefone e atividades como correr — poderiam identificar com precisão um momento crítico, como um terremoto.

Após descobertas iniciais promissoras, a equipe fez uma parceria com acadêmicos renomados para desenvolver um sistema que alcançasse as pessoas certas com as informações corretas no momento certo, segundo a empresa.

O Google destaca que vários acadêmicos se juntaram ao Google de forma parcial por meio do Programa de Pesquisa de Relações Universitárias e colaboraram com as equipes de engenharia para construir o sistema.

Entre eles estavam os sismólogos da UC Berkeley, Drs. Richard Allen e Qingkai Kong, que haviam sido pioneiros na pesquisa sobre detecção de terremotos baseada em smartphones. A Dra. Lucy Jones, especialista nos elementos comportamentais de alerta e resposta a terremotos, também entrou para a equipe.

O sistema de alerta de terremotos do Google falhou em chegar a muitos moradores da Turquia antes do tremor fatal de fevereiro de 2023, conforme uma investigação da BBC. O Google afirma que seu sistema de alertas pode avisar os usuários até um minuto antes de um terremoto atingir, por meio de notificações em seus celulares.

A empresa diz que seu alerta foi enviado para milhões de pessoas antes do primeiro e maior terremoto. No entanto, a BBC visitou três cidades na zona do terremoto, conversou com centenas de pessoas e não encontrou ninguém que tivesse recebido o aviso.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.