Anúncios

São Paulo segue com calor em sequência de meses de temperatura acima a muito acima da média com recordes de máximas na capital | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O verão acabou apenas no calendário em São Paulo, afinal as condições do tempo ainda são típicas da estação quente pela persistência da temperatura acima da média na capital paulista. Quem esperam um alívio vai ter que esperar ainda por muitos dias, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia.

Nesta terça-feira, a cidade de São Paulo, em suas estações oficiais, anotou máximas de 30,3ºC no Mirante de Santana (zona Norte) e 29,7ºC em SESC-Interlagos, na zona Sul. Ontem, primeiro dia de abril, os termômetros tinham marcado 30,6ºC no Mirante e 27,8ºC na estação do Sul da capital.

São marcas acima do que é normal para esta época do ano. A temperatura máxima média histórica de abril na cidade de São Paulo é de 26,6ºC. Este começo de abril mantém uma tendência que se arrasta por meses.

Com média de 29,7 °C, as temperaturas máximas fecharam março 1,7°C acima da normal climatológica mensal na cidade de São Paulo, que é de 28,0 °C. A maior temperatura do mês passado foi de 34,7 °C, registrada no dia 16, em meio a uma onda de calor. Foi a maior temperatura da série histórica para março desde o começo dos registros em 1943, superando a marca de 34,3 °C, que era de 2012, alcançada nos dias 14 e 15 do último mês, antecedendo o novo recorde.


E o tempo quente vai prosseguir ainda por muitos dias. Nesta quarta, as máximas ficam ao redor de 29ºC a 30ºC. Na quinta, a chegada de ar mais quente eleva ainda mais as marcas nos termômetros com máximas de até 31ºC a 32ºC, muito altas para abril. Na sexta, segue muito quente com até 32ºC ou 33ºC. O calor cede no fim de semana, mas as máximas seguem perto e acima da média histórica.

A escassez de chuva também prossegue. O tempo firme predomina na cidade de São Paulo no restante desta semana. Os dados indicam uma possibilidade maior de chuva na capital paulista somente no começo da semana que vem, precedendo um período com temperaturas mais agradáveis e próximas do que é normal em abril.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios