O Rio Grande do Sul experimentou duas estações durante esta terça-feira, tal como era esperado. Enquanto a maioria das regiões gaúchas teve um dia ameno de outono, com temperaturas próximas ou abaixo do que é o normal em abril, parte do estado seguiu com temperatura elevada e calor como verão.

O Oeste, o Centro, o Sul e o Leste do estado, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana, tiveram máximas abaixo dos 25ºC na grande maioria dos municípios. Em algumas localidades da Serra do Sudeste e da Serra do Nordeste, como Canguçu e Canela, a temperatura sequer superou os 20ºC ao longo do dia.

Por outro lado, como previsto, o Norte e o Noroeste do estado seguiram sob a influência do ar quente com calor. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 31,5ºC em São Luiz Gonzaga; 31,3ºC em Santa Rosa; 30,6ºC em Santo Augusto, 30,5ºC em Frederico Westphalen; 30,4ºC em Erechim; e 30,0ºC em Palmeira das Missões.


O avanço de ar mais frio em parte do Rio Grande do Sul acabou por provocar uma grande diferença de temperatura à tarde em relação à véspera. Porto Alegre anotou às 15h de hoje temperatura de 22,9ºC. No mesmo horário no dia anterior fazia 31,8ºC. Em Campo Bom, os termômetros indicavam 31,8ºC às 15h de segunda-feira e 23,1ºC hoje na mesma hora.

Grande mudança também em algumas cidades do interior gaúcho. Na segunda, às 15h, Teutônia anotava 31,7ºC. Hoje, 23,6ºC. Canela registrou 26,8ºC no meio da tarde ontem e 16,1ºC ontem. Caxias do Sul estava com 28,2ºC às 15h da segunda e 18,4ºC ontem na mesma hora. Tupanciretã saiu de 31,2ºC para 24,3ºC e Santa Maria de 29,0ºC para 22,4ºC, considerando as marcas do meio da tarde de segunda e ontem.

Muitas nuvens acompanharam o ar mais ameno hoje no Centro, Sul e o Leste do estado. No Noroeste e no Norte, sob ar quente, o tempo esteve mais aberto. | METSUL

O refresco em parte do Rio Grande do Sul, entretanto, dura pouco e vem uma nova mudança de temperatura. Ar mais quente volta a cobrir grande parte do território gaúcho, mantendo o calor à tarde no Noroeste e no Norte, e trazendo de volta as altas temperaturas para as demais áreas do estado, exceção do Sul que segue agradável.

Anomalia de temperatura na tarde de hoje pelo modelo Icon | METSUL

Anomalia de temperatura na tarde de amanhã pelo modelo Icon | METSUL

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas algumas áreas, em particular do Sul gaúcho, ainda devem ter momentos com uma maior cobertura de nebulosidade. No final do dia, chance de chuva em pontos do Oeste e do extremo Sul gaúcho, na área do Chuí.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios