Rocha terá um verão de alto risco de incêndios florestais | Arquivo

O verão de 2022 será de altíssimo risco para incêndios florestais no Uruguai, de acordo com análise da MetSul. O cenário climático que se esboça pela influência do fenômeno La Niña fará com que o país registre muitos dias com risco muito elevado a extremo de fogo que deverão resultar em episódios de incêndio em vegetação.

A tendência, por efeito do resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial que caracteriza a La Niña, é que o Uruguai enfrente um verão em 2022 com chuva abaixo a muito abaixo dos padrões médios históricos em diversos departamentos.

O padrão de precipitação inferior à média favorecerá ainda períodos de temperatura bastante alta com fortes ondas de calor em que as máximas em alguns departamentos do país devem ficar perto ou mesmo acima dos 40ºC.


A combinação de tempo muito seco – que ressecará a vegetação e derrubará os níveis de umidade no solo – com o alto número dias de intenso calor criará a combinação que vai levar aos índices extremos de fogo em vegetação em alguns períodos do verão, trazendo incêndios.

Desde o dia 1º de novembro e até 30 de abril de 2022 estão proibidos por decreto queimas no campo no Uruguai. A medida foi adotada a pedido do Serviço Nacional de Emergências (SINAE) e dos bombeiros. A cada ano, a medida vem se adiantando na data inicial. De acordo com dados do Ministério de Agricultura uruguaio, 95% dos incêndios no país são iniciados pelas pessoas.


Uma das regiões que mais preocupa, de acordo com avaliação da MetSul, é o departamento de Rocha. Áreas próximas da Ruta 9, na região de Santa Teresa e Punta del Diablo, costumam enfrentar grandes incêndios florestais e o risco em 2022 será especialmente alto nesta zona do Uruguai pelos baixos índices de precipitação e a seca que se prevê para o departamento.

A região é muito importante porque atrai grande número de turistas no verão, nacionais e do Brasil. Muitos brasileiros ainda utilizam a Ruta 9 para as suas viagens com destino para a capital Montevidéu e balneários de Maldonado como Piriápolis e Punta del Este