Anúncios

Ondas atingem a costa de Majuro, capital das Ilhas Marshall, durante inundações em 2019 que forçaram centenas de pessoas a fugir de suas casas depois de serem alagadas por ondas incomuns na capital das Ilhas Marshall, Majuro. Ondas com média de cinco metros levaram rochas e destroços às estradas, cortando temporariamente o acesso ao aeroporto internacional no pico da enchente em 27 de novembro. | HILARY HOSIA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Poucas áreas do mundo são tão vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas como as ilhas do Pacífico. Vários arquipélagos do Pacífico enfrentaram neste mês danos provocados pelas inundações após fortes marés e tempestades que os cientistas relacionam com o aumento do nível do pela mudança climática.

As Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, os Estados Federados da Micronésia e partes das ilhas Vanuatu foram afetadas pelas tempestades. “O governo dos Estados Federados da Micronésia recebeu informações sobre grandes inundações em várias ilhas do país, provocadas por tempestades e marés”, afirmou o presidente do país, David Panuelo, em um comunicado.


Em Majuro, capital das Ilhas Marshall, o mar avançou e inundou vários trechos da estrada que leva ao aeroporto. A polícia das Ilhas Salomão pediu aos habitantes que permaneçam distantes dos rios. Para Murray Ford, especialista em clima da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), as inundações são explicadas pela combinação de más condições meteorológicas, principalmente marés altas, um fenômeno climático devido ao aquecimento global.

“Um evento como este teria sido relativamente benigno na década de 1990, mas o nível do mar está muito mais elevado agora do que então”, disse Ford à AFP. “O aumento do nível do mar intensifica a frequência e magnitude destes tipos de eventos”, acrescentou. Ford explica que as medições desde o início dos anos 1990 mostram que o nível do mar em Majuro subiu em média 4,8 milímetros por ano.


“Infelizmente, com este aumento contínuo, as inundações serão mais frequentes, maiores e mais graves. Temos que planejar e nos preparar para isso”, disse Ben Graham, um ex-dirigente das Ilhas Marshall que mora em Majuro. Os arquipélagos do Pacífico estão entre os países mais expostos ao aquecimento global, alguns podem inclusive desaparecer devido ao aumento do nível do mar, fenômeno ao qual se adicionam os ciclones cada vez mais violentos.

Anúncios