
Darian se tornou um ciclone tropical muito intenso e não ofere risco a área habitadas | CIMSS
Formou-se o primeiro furacão da temporada de verão 2022/2023 no Hemisfério Sul. O ciclone tropical severo Darian estreou a temporada e com um marco ao se tornar o primeiro sistema de categoria 5 da Austrália em dezembro desde o ciclone tropical Lawrence em 2009, com rajadas de vento de até 285 km/h. Meteorologistas dos Estados Unidos consideram o sistema equivalente à categoria 4 no Atlântico.
Severe Tropical Cyclone Darian has become Australia’s earliest category 5 system in December since Tropical Cyclone Lawrence in 2009, with wind gusts up to 285km per hour. https://t.co/sTczWjjVNY#TCDarian #TropicalCyclone #Category5 pic.twitter.com/KqGuEKc7oN
— Weatherzone (@weatherzone) December 21, 2022
Darian tem se intensificado constantemente nos últimos dias, mas graças a um pouco de água um pouco mais quente (fonte de combustível de um ciclone tropical), elevou a escala da categoria 4 para a categoria 5 com pressão mínima de até 920 hPa.
O ciclone tropical Darian apresentava uma simetria radial com um olho amplo e claro em seu centro. Essa simetria se deve a um processo de intensificação conhecido como ciclo de substituição da parede do olho, em Inglês denominado Eyewall Replacement Cycle (EWRC).
Isso ocorre quando o olho central fica cercado por um olho maior que eventualmente assume o controle. Durante várias horas, enquanto esse processo ocorre, o ciclone tropical perderá temporariamente muita força e ficará instável. No entanto, após o término do processo, o ciclone tropical é maior, mais forte e mais simétrico.
O último ciclone tropical de categoria 5 registrado na área de responsabilidade da Austrália no início da temporada foi o ciclone tropical severo Lawrence em 2009. Ao contrário de Darian, Lawrence desenvolveu-se muito perto da costa australiana, atingindo a costa perto de Eighty Mile Beach, na Austrália Ocidental, em 21 de dezembro de 2009. A localidade de Mandora registrou uma rajada de vento de 211 km/h durante a sua chegada, mas, provavelmente, o ciclone severo produziu rajadas de 285 km/h em seu pico.
Darian está atualmente perto da borda Oeste da área de responsabilidade da Austrália e se encontra muito distante do continente australiano e das Ilhas Cocos (Keeling). Espera-se que ele se mova para o Oeste no Índico e saia da área de responsabilidade australiana, sem oferecer risco a áreas habitadas.
O Bureau de Meteorologia da Austrália prevê ser provável um número acima da média de ciclones tropicais na temporada de ciclones tropicais australianos de 2022–23 (novembro a abril). Desde que os registros australianos começaram em 1969/1970, o número médio de ciclones tropicais que se formam em uma temporada na região australiana é de 11, quatro dos quais geralmente atingem a costa.
Ever wonder how tropical cyclones get their names? Here are the names that will be given to the next 12 tropical cyclones that develop in Australia's area of responsibility.
To learn more about the origins of cyclone names, visit: https://t.co/8Tg7YT3GzK pic.twitter.com/ozvIkcgh3O
— Bureau of Meteorology, Australia (@BOM_au) December 20, 2022
O La Niña estabelecido no Oceano Pacífico tropical e as temperaturas da superfície do mar mais quentes do que a média no Norte da Austrália neste ano influenciaram as perspectivas de mais ciclones tropicais do que a média no verão 2023. Ao menos um ciclone tropical tocou terra na costa australiana anualmente desde que registros confiáveis começaram na década de 1970.
Nos anos de La Niña, o primeiro ciclone a atingir a costa australiana normalmente ocorre mais cedo do que o normal, por volta de meados de dezembro.Durante os anos médios, a data do primeiro ciclone tropical a atingir a Austrália é tipicamente no início de janeiro.