Porto Alegre teve um dia muito ventoso com rajadas à tarde do quadrante Leste que atingiram marcas ao redor de 70 km/h. Muita gente questionou nas redes sociais da MetSul qual seria a causa do vento persistente e por vezes forte que tem soprado nestes dias. Obviamente, nada de temporal nem tampouco ciclone.

Ventar forte do quadrante Leste durante a tarde e no começo da noite é comum nesta época do ano. Massas de ar frio têm trajetória marítima e passam pela costa. O contraste (gradiente) de temperatura e pressão atmosférica entre a região oceânica mais fria (e com maior pressão) e o continente mais aquecido (menor pressão atmosférica) gera vento. Veja no mapa como a temperatura no final do dia de hoje estará acima da média no Oeste gaúcho enquanto no Leste do Estado estará abaixo. Esse contraste traz vento. E esse vento que vem do mar com umidade provoca instabilidade isolada no Leste do Rio Grande do Sul e também na parte Leste de Santa Catarina, onde o fluxo de umidade que vem do oceano encontra a barreira física da Serra e ao ascender sobre os morros encontra ar mais frio com condensação e chuva (de natureza orográfica ou de relevo).

E não à toa que se criou a expressão “Vento de Finados”. A expressão popular decorre justamente do vento habitual no mês de novembro. Como se espera a manutenção de freqüência acima do normal de pulsos de ar frio marítimos, são esperados novos dias ventosos em dezembro a começar por hoje.