Calor muito intenso é esperado na tarde e noite de hoje entre os litorais de Santa Catarina e do estado de São Paulo. As máximas atingirão marcas muito acima do que é normal para esta época do ano e a próxima noite será extremamente quente para os padrões do inverno no Sul e no Sudeste do Brasil.
O que vai determinar o aquecimento muito acentuado entre os litorais catarinense e paulista será a atuação de uma forte corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que traz ar seco e quente com vento moderado a forte do quadrante Norte.
Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura.
Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes trazem ar quente e costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil.
O corredor de vento, em regra, tem uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata ou o Rio Grande do Sul, para onde transporta ar quente antes de frentes frias e ciclones.
O jato de baixos níveis vai determinar na faixa costeira de Santa Catarina a São Paulo o que se denomina de aquecimento adiabático. O forte vento de Noroeste associado à corrente de jato, que avança sobre a Serra, ao descer a encosta dos morros da Serra do Mar se comprime e superaquece com temperatura altíssima na planície junto à costa e nos vales.
Foi o que ocorreu na noite de terça-feira no Litoral Norte do Rio Grande do Sul antes da chuva e dos temporais. No final da terça, muitas cidades do Litoral Norte gaúcho estavam com mais de 30ºC e havia registros por estações meteorológicas de quase 32ºC às dez da noite.
Máximas de 33ºC a 36ºC, e isoladamente superiores são esperadas na tarde desta quarta em muitas cidades do Sul, do Leste e do Nordeste de Santa Catarina, assim como no Vale do Itajaí. Marcas semelhantes são previstas para muitos municípios do litoral do Paraná.
O calor costeiro mais intenso, entretanto, se dará no litoral de São Paulo com marcas durante a tarde de 35ºC a 38º C em grande número de localidades. A temperatura seguirá muito alta à noite com possibilidade de valores acima de 30ºC em algumas praias.