Anúncios

Raios nesta noite em Livramento (foto) e vento forte em Rio Grande | FABIAN RIBEIRO

O forte vento associado ao ciclone subtropical em formação fechou o porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, na noite deste sábado. De acordo com informações da Praticagem de Rio Grande, a situação do porto foi alterada para impraticável total desde às 22h deste sábado.

A estação meteorológica automática instalada na barra do porto do Sul gaúcho registrou na última hora rajadas de vento próximas dos 80 km/h do quadrante Sul, o que afetou as operações.

Neste momento, uma área de baixa pressão ao redor de 1000 hPa está se aprofundando rapidamente no Sul gaúcho e a tendência é que no começo deste domingo possa atingir pressão central de 991 hPa a 993 hPa, dando origem a um ciclone subtropical sobre o continente.

O vento mais forte deve se concentrar neste domingo de Pelotas e Rio Grande para o Sul em direção ao Chuí, Santa Vitória do Palmar e a Lagoa Mirim, onde as rajadas ficam entre 80 km/h e 100 km/h, mas com registros isolados (e a região tem péssima cobertura de estações) de 100 km/h a 120 km/h.

A rotação do ciclone deve fazer com que as rajadas de vento forte a localmente intensas, de 70 km/h a 100 km/h, se estendem a pontos mais a Oeste da Serra do Sudeste e a região da Campanha.

No decorrer do domingo, a baixa pressão (ciclone) se move para Norte e isso deve levar vento ao Centro do estado e para a região de Porto Alegre, porém mais fraco, de 50 km/h a 80 km/h na maioria dos locais, uma vez que o sistema perde força.

A interação da baixa pressão atmosférica com o ar quente e úmido segue formando áreas de instabilidade localizadas com chuva e raios. Nesta noite de sábado, muitos raios podiam ser vistos de Livramento a partir de um núcleo de instabilidade que se formou no Uruguai e se deslocou para a fronteira.

Neste domingo, o centro do ciclone afeta no começo do dia com chuva em vários pontos e rajadas de vento forte mais locais do Sul do Rio Grande do Sul e da Campanha gaúcha.

No decorrer do dia, o centro do ciclone avança pelo Centro e o Leste do estado, onde o sol aparece com nuvens e calor neste domingo, levando chuva para pontos de outras regiões do estado, em especial do Centro, Leste e Nordeste do estado, como Porto Alegre e região metropolitana que terão instabilidade maior com vento na segunda metade do dia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.