Temporais isolados atingiram a Metade Norte do Estado na tarde da terça-feira. Cruz Alta teve chuva forte e alguns alagamentos. Duas casas foram destelhadas pelo forte vento e o telhado do supermercado Nacional sofreu danos. O maior prejuízo se deu com o colapso parcial da cobertura de uma concessionária de veículos (fotos abaixo de José Luis Santos). Por ter sido um temporal muito isolado de verão, a estação do Inmet em Cruz Alta não registrou vento ou chuva volumosa. Em Soledade, nuvem funil foi filmada e fotografada na área da Cerca Velha, interior do município (foto abaixo de Rafael Cherini).


Os temporais isolados foram consequência da presença de ar quente e úmido no Norte do Estado com área de menor pressão atmosférica que gerou nuvens carregadas localizadas. Como temporais de verão foram muito passageiros e logo deram lugar ao sol rapidamente. Em Soledade (foto abaixo de Paulo Henrique Pinheiro), depois da chuva veio um belo arco-íris no céu.


Áreas de baixa pressão trazem chuva muito intensa (100-200 mm com acumulados até localmente superiores) e tempestades hoje no Centro da Argentina, mas no Rio Grande do Sul o sol predomina no Estado durante a manhã com mais nuvens no Oeste. Massa de ar quente se intensifica no território gaúcho e a temperatura terá forte elevação. Porto Alegre deve ter máximas de 32ºC a 34ºC. Com o forte calor e os níveis de umidade altos na atmosfera, pancadas de chuva isoladas atingem diversas regiões da tarde para a noite. A MetSul alerta para o risco de chuva localmente forte e temporais isolados com risco de vento forte e granizo. Amanhã, o sol deve aparecer com mais nuvens e tornam a ocorrer pancadas de chuva em várias regiões, especialmente da tarde para a noite. Há modelos indicando risco maior de chuva localmente forte na Metade Sul. Na sexta, frente fria vai estar sobre o Estado trazendo chuva para a maioria das áreas e que pode ser forte em diversas cidades.