Anúncios

Durante a segunda e a terça-feira, a MetSul Meteorologia analisou vários dados e imagens sobre os intensos vendavais que assolaram o Rio Grande do Sul na noite de sábado (18) e na madrugada do domingo (19). É possível que tenha ocorrido tornados, apesar de não ter sido identificado algum evento desta natureza, mas relevante é que a magnitude dos danos em pontos severamente afetados do Centro e do Oeste e do Estado é condizente com rajadas de vento extremamente fortes da ordem de 150 a 200 km/h. Isso é particularmente identificável pelos danos observados em pontos dos municipios de Santiago, Maçambará, Unistalda e Capão do Cipó no Oeste (fotos abaixo da Rádio Santiago e AES Sul do poste de concreto).



No Centro do Estado, além de Tupanciretã, o município mais atingido pelo vendaval do fim de semana foi o de Arroio do Tigre. O vento deixou rastro de destruição e prejuízos em algumas propriedades. Casas, escolas e galpões foram destelhados. Árvores e postes caíram. Em algumas localidades não havia como trafegar devido aos entulhos nas estradas. Houve colapso nos serviços de luz, água, telefone e internet. Em Linha Paleta, a ventania derrubou um pavilhão e virou uma máquina colheitadeira. O vendaval também arrancou e quebrou eucaliptos e cerca de 15 pinheiros (fotos abaixo da Gazeta da Serra).



A MetSul Meteorologia, com base na análise das imagens dos danos, estima que o vento naquele ponto ficou no mínimo entre 150 e 200 km/h em Arroio do Tigre. Não se pode descartar a possibilidade de que a área tenha sido atingida por um tornado, mas linhas de tempestades como a que atuou entre a noite do sábado e a madrugada do domingo são capazes de provocar vento tão intenso e destrutivo como um tornado categorias F1 ou F2 (ventos de até 200 km/). É o que os norte-americanos denominam de straight line winds, comum em sistemas de tempestade em linha e de rápido deslocamento, como era o caso do evento do fim de semana. E é a hipótese mais provável para o evento de Arroio do Tigre, a partir dos relatos dos moradores de que o vento intenso durou alguns minutos e não foi severo e com curta duração como é o normal em tornados.

Anúncios