A nação esperará tensa os números da apuração da eleição presidencial hoje à noite nesta que se desenha a mais disputada escolha do período democrático. As pesquisas trazem cenários para todos os gostos. Sob cenário de grande equilíbrio, cresce em importância a abstenção que costuma ser alta no segundo turno, sobretudo no Norte e Nordeste, onde Dilma tem melhor desempenho (ver mapa abaixo da abstenção no segundo turno da eleição presidencial de 2010). Aí entra em cena o que estrategistas no exterior atentam. As condições do tempo podem influenciar a ida do eleitor à urna? Extremamente difícil crer que eleição no Brasil possa ser decidida porque choveu ou fez sol ou em uma parte ou outra do território, mas é interessante ver como será este domingo país afora.
No Sul do Brasil, onde as pesquisas apontam vantagem para o candidato Aécio, o tempo deve ser predominantemente seco com pancadas isoladas de chuva no Paraná e em Santa Catarina, especialmente à tarde. No Rio Grande do Sul, um dia de sol com forte calor à tarde em cidades do Oeste e do Noroeste, onde pode fazer 35ºC ou mais na área de Santa Rosa. No Sudeste do Brasil, disparado o maior colégio eleitoral do país, São Paulo, onde Aécio teve vitória no primeiro turno e lidera as pesquisas de opinião, muitas nuvens e chuva em diversas cidades no decorrer do dia, inclusive podendo chover em parte deste domingo na capital paulista e/ou Grande São Paulo.
Mapa eleitoral da eleição presidencial de 2010 com distribuição municipal dos dados – Revista Época
Em Minas Gerais, outro decisivo colégio eleitoral, no Centro e no Sul do Estado, que têm inclinação mais favorável ao candidato do PSDB, a tendência é de instabilidade do tempo durante parte do domingo com chuva que isoladamente pode ter pancadas fortes. No Norte mineiro, onde Dilma tem melhor votação, o sol predominará com calor na votação e chance de chuva isolada à noite. No Triângulo Mineiro, onde a petista venceu na maioria das cidades em 2010, inclusive em Uberlândia, este domingo terá instabilidade. Hoje já choveu forte na região. No Rio de Janeiro, onde a candidata petista Dilma venceu no primeiro turno e também há quatro anos, o dia terá variação de sol e nuvens com pancadas em muitas cidades fluminenses.
Mapa eleitoral do segundo turno na eleição presidencial de 2010 em Minas Gerais – Folha de São Paulo
No Centro-Oeste, onde as pesquisas apontam vantagem de Aécio, repetindo a tendência de 2010, domingo de sol e pancadas com risco de chuva localmente forte em Goiás e Mato Grosso, porém mais isolada no Mato Grosso do Sul. No Norte, estados inclinados historicamente a votar na oposição (Acre e Roraima) terão pancadas tropicais, o que se repetirá em estados onde o PT tem boas votações como Amazonas e Pará. Já no Nordeste do Brasil, principal reduto no país de Dilma, o sol deve predominar com tempo seco na região do Agreste. Pancadas muito isoladas em cidades costeiras, onde o PSDB tem seus melhores resultados historicamente na região.