Temporal derrubou muitas árvores na capital argentina e na Grande Buenos Aires durante a chegada da frente fria na madrugada | Tiempo AMBA/Reprodução

Fortes a intenso vendavais, isoladamente com caráter destrutivo, atingiram entre o final da terça-feira e a manhã desta quarta-feira cidades do Centro da Argentina e do Uruguai. Várias estações meteorológicas reportaram rajadas de vento acima de 100 km/h que causaram queda de árvores, postes, destelhamentos, desabamento de estruturas e falta de luz.

Os temporais tiveram início ainda no final da terça com a formação de poderosas áreas isoladas de instabilidade sobre o Uruguai e a província de Buenos Aires. Mar del Plata foi atingida por uma enorme tempestade elétrica com uma nuvem muito carregada que depois avançou para o oceano.

Ainda na noite da terça-feira, uma tempestade severa de chuva intensa, granizo e rajadas de vento forte atingiu a localidade uruguaia de Casupá, no departamento de Florida. A quantidade de granizo foi tão grande que se formaram blocos de gelo nas ruas e casas da cidade uruguaia.

Na madrugada, uma frente fria avançou rapidamente pela província de Buenos Aires com fortes a intensos vendavais e que causaram muitos estragos na área metropolitana de Buenos Aires. As rajadas de vento chegaram a 126 km/h no Aeroporto Internacional de Ezeiza, que teve parte da cobertura do terminal de passageiro arrancada pelo vento.

O vendaval acima de 100 km/h trouxe muitos danos em vários partidos da Grande Buenos Aires. Usuários de redes sociais publicaram fotos de suas casas destelhadas e de queda de árvores e postes, além de desabamento de estruturas como caixas d´água e antenas. Árvores caíram sobre linhas de trens, afetando a circulação, e em ruas da capital argentina e cidades do conurbano.

A frente, então, cruzou o Rio da Prata e levou os vendavais para o Uruguai, onde várias cidades tiveram vento perto ou acima de 100 km/h. O Aeroporto Internacional de Carrasco, para onde alternavam voos internacionais que não conseguiam pousar em Ezeiza devido ao temporal, teve vento de 107 km/h.

No decorrer da manhã, a frente fria avançou pelo interior do Uruguai com novas tempestades. As rajadas de vento chegaram a 111 km/h em Durazno. No departamento de Treinta y Tres, o violento vento que atingiu a localidade destruiu a estrutura de uma propriedade agrícola. Os vídeos das câmeras de segurança registraram o momento em que o vento levantou a estrutura.

A cidade de Melo, no departamento de Cerro Largo, teve vários danos em consequência do intenso vendaval do começo desta quarta-feira. A localidade uruguaia próxima da fronteira com o Brasil registrou destelhamentos, queda de árvores, colapso de estruturas.

Em determinado momento na manhã desta quarta-feira, cerca de 77 mil clientes estavam sem luz em razão dos temporais, número que equivale a cerca de 300 mil pessoas. Os problemas na rede elétrica da empresa UTE se concentravam principalmente em departamentos do interior do Uruguai.

A quanto chegou o vento no Uruguai

Dados divulgados pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia de suas estações mostram que o vento foi forte a intenso com rajadas de caráter destrutivo (acima de 100 km/h) em algumas cidades. Os episódios de vento forte atingiram diversos departamentos do país. Veja os registros de vento máximo feitos pelo Inumet:

Punta del Este: 120 km/h
Durazno: 111 km/h
Carrasco: 107 km/h
Treinta y Tres: 105 km/h
Atlantida: 99 km/h
Paysandú: 95 km/h
Laguna del Sauce: 91 km/h
Rocha: 89 km/h
San José: 87 km/h
Montevidéu (Melilla): 85 km/h
Paso de los Toros: 85 km/h
Lavalleja: 84 km/Rivera: 83 km/h

Alerta

Novas fortes áreas de instabilidade devem se formar sobre o Uruguai entre a noite de hoje e o começo da quinta-feira à medida que a frente fria deve se reativar sobre a zona. As áreas mais atingidas devem ser as dos departamentos ao Norte do Rio Negro e perto da fronteira com o Brasil. Há possibilidade de chuva localmente forte e novos temporais de vento e granizo.