A Patagônia enfrenta neste domingo um violento temporal de vento que começou ainda durante a manhã e que ganhou intensidade a partir do final da tarde e o começo da noite de hoje. As rajadas são extremamente fortes e causam estragos na região. Meteorologistas da Argentina ouvidos pela MetSul dizem que em algumas cidades é o pior episódio de vento em vários anos com rajadas de até 180 km/h.
Los vientos huracanados volaron el techo de Walmart en Comodoro Rivadavia ??
pic.twitter.com/Qm8NlCGOX6— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) October 24, 2021
A cidade mais atingida é a de Comodoro Rivadavia, na província de Chubut. As rajadas são muito intensas e com força destrutiva por mais de doze horas seguidas. No final da tarde deste domingo, o aeroporto local registrou a rajada mais forte do dia até agora com 73 nós ou 135 km/h.
En Comodoro Rivadavia las ráfagas ya superaron los 143 kilómetros por hora pic.twitter.com/43Tm9Xxab2
— Radio Estación 711 (@Estacion711) October 24, 2021
⚠️ Un fuerte temporal con vientos de hasta 125 kilómetros por hora causó grandes destrozos en Comodoro Rivadavia.
Más: https://t.co/U76fECjp5e pic.twitter.com/PulJbjepDz
— Clarín (@clarincom) October 24, 2021
#Chubut #TemporalDeViento
Escuela N° 106 de Alto Río Senguer. Se volaron las chapas del sector de aulas. La zona está sin energía eléctrica y está pronosticado tormenta para más tarde. pic.twitter.com/bPoM4rwjUT— María Laura Barcia Martinovic (@barciaml) October 24, 2021
El impacto del viento de 132,5 km/h sobre este hombre en Manantiales Nehr provincia de Chubut. ? https://t.co/VuY5AwNL0U
— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) October 24, 2021
Comodoro Rivadavia vive desde cedo um domingo caótico em decorrência da tempestade de vento e está sob um alerta laranja do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina. Houve queda de árvores e postes na cidade, além de destelhamentos.
#TemporalDeViento
El récord del año: En Cerro Dragón se registró una ráfaga de 180km/hhttps://t.co/E65oov1uZK— El Comodorense (@ElComodorense) October 24, 2021
A cena mais impressionante foi a do desabamento parcial com destelhamento da cobertura do hipermercado Walmart no bairro de Pueyrredón. A loja teve que ser evacuada pelo risco de segurança. Partidas de futebol na região foram canceladas assim como aulas e transporte público.
⚠️#ATENCIÓN | Se suspenden las clases en las Regiones V y VI hasta el martes 26/10 inclusive
?Comprende a Sarmiento y zona sur, Comodoro Rivadavia y Rada Tilly
?En Regiones I (Noroeste) y III (Esquel) se suspenden las clases este lunes 25 turno mañanahttps://t.co/iGIQyCfwqu
— Gobierno del Chubut (@gobiernochubut) October 24, 2021
⚠️ #ATENCIÓN | Informamos corte total de circulación en tramos de Rutas Nacionales 40 y 3
⛔️ A partir de las 18 de hoy hasta las 7 de este lunes 25/10
➡️ RN40: corte en tramo Tecka – Río Mayo límite con Santa Cruz y empalme RN 26 Sarmiento – Comodoro Rivadavia
(Sigue) pic.twitter.com/JDNuGxxfET
— Gobierno del Chubut (@gobiernochubut) October 24, 2021
A Defesa Civil da província de Chubut informou que as estradas da província estavam cortadas a partir do fim da tarde deste domingo como medida de proteção em consequência do alerta laranja. Por meio de comunicado, as autoridades informaram que o tráfego não está permitido até 7h de segunda-feira “de forma preventiva nas Rutas Nacionais n.º 40 e 3”.
Vientos muy intensos ahora en la región:
Ráfagas de 143km/h en Esquel y de 122km/h en Comodoro Rivadavia. Rutas con visibilidad reducida y voladura de techos. pic.twitter.com/q9JFTBjt2h— Ezequiel A. Marcuzzi (@eamarcuzzi) October 24, 2021
Um centro de baixa pressão muito aprofundo atua ao Sul de Magallanes (Chile) e a Terra do Fogo (Argentina), entre a Antártida e o extremo Sul da América do Sul, trazendo valores muito baixos de pressão atmosférica na Patagônia. A pressão atmosférica em Comodoro Rivadavia estava no aeroporto em 983 hPa no final da tarde deste domingo.
Trata-se de uma situação local e que não representa risco para outras partes da Argentina e tampouco representa qualquer risco para o Rio Grande do Sul que terá uma sequência de dias de sol nos próximos dias com vento por vezes moderado e com rajadas da tarde para a noite, como é típico nesta época do ano pelo contraste entre ar frio na costa e aquecimento durante o dia no continente.