Anúncios

Previsão do tempo para Porto Alegre é de uma segunda de céu azul com mínima de 10°C em pleno fim de outubro após um domingo que começou com chuva e depois foi de sol e nuvens | Fernando Oliveira

A semana no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina vai começar com temperatura muito baixa para esta época do ano. Pode, inclusive, gear em pleno fim de outubro em várias cidades de maior altitude entre o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul Catarinense com o tempo aberto e o perfil vertical muito seco da atmosfera.

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com amplos períodos de céu claro sob influência de um centro de alta pressão. O tempo muito aberto e seco vai trazer forte resfriamento noturno e o dia começará frio para esta época do ano com marcas de um dígito ao amanhecer em diversas localidades.


Marcas de 1ºC a 3ºC são possíveis em pontos da região dos Aparados, sobretudo na área de São José dos Ausentes. Na Serra, baixadas de Caxias do Sul, Gramado e Canela, pode ter mínimas ao amanhecer de 4ºC ou 5ºC. Na Grande Porto Alegre, mínimas de até 8ºC ao passo que na capital gaúcha os termômetros devem indicar 10ºC ao amanhecer.

Na Serra e nos Aparados, onde esfriará mais, haverá formação de geada em baixadas na madrugada. O mapa abaixo mostra a projeção de geada para o final da madrugada desta segunda-feira do modelo canadense, disponível ao assinante na seção de mapas. Observa-se a tendência de gear em pontos entre o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul de Santa Catarina.

O mesmo ar muito seco que traz mais frio no começo desta segunda favorecerá acelerado aquecimento de manhã. Com isso, a amplitude térmica durante o dia será muito grande e a tarde um pouco quente. As máximas se aproximam dos 30ºC em pontos dos vales, do Oeste e do Noroeste do Estado.

Este padrão de enorme amplitude térmica com noites frias e tardes quentes deve persistir ao longo da semana que começa. O aquecimento, inclusive, deve aumentar no decorrer da semana com algumas tardes quentes em que as máximas devem atingir 30ºC em Porto Alegre e em muitas cidades do interior gaúcho. No Noroeste, as máximas nesta semana podem chegar a valores tão altos quanto 34ºC a 35ºC em alguns dias.


O mesmo padrão muito seco da atmosfera que favorecerá a grande amplitude térmica trará uma semana de tempo ensolarado com muitos momentos de céu claro. A chuva será escassa no período, o que vai permitir avançar na colheita do trigo e na semeadura de soja e milho da safra de verão.

Gradualmente, os efeitos do fenômeno La Niña começam a ser sentidos no regime de chuva do Rio Grande do Sul com redução das precipitações e maior irregularidade nos volumes. Neste fim de semana, por exemplo, enquanto muitas cidades do Noroeste e do Norte gaúcho tiveram chuva perto ou acima de 50 mm, no Extremo Sul do Estado quase não choveu.

Anúncios