Anúncios

Semeadura da primeira soja avança em Santa Bárbara do Sul após chuva de quase 30 mm no sábado | Gelson Pezzini

A previsão do tempo para esta semana no Rio Grande do Sul aponta um cenário favorável ao plantio da safra de verão e à colheita da safra de trigo, prejudicada em muitos municípios nas últimas semanas pelos maiores volumes de chuva no Noroeste e no Norte gaúcho. Muitos dias em sequência de tempo firme vão permitir que a semeadura arroz, soja e milho avance com maior rapidez em todo o estado gaúcho.


Um centro de alta pressão de 1.023 hPa sobre o Atlântico, associado a uma massa de ar frio, atua agora na costa do Sul do Brasil. Na segunda metade da semana, alta pressão de 1.030 hPa estará a Leste do Uruguai sobre o Atlântico, prolongando o período de tempo firme.

O sol vai predominar no Rio Grande do Sul em todos os dias desta semana com períodos de céu claro e ausência completa de nuvens em muitos momentos. Nuvens até devem aparecer ao longo dos próximos dias, entretanto serão esparsas e poucas.

No final da semana, aumenta a cobertura de nebulosidade e não se descarta chuva isolada em pontos da Metade Oeste. Será chuva muito isolada e passageira associada ao aquecimento. Já na Metade Leste, pela influência do ar mais frio e de alta pressão na costa, não se vislumbra qualquer possibilidade de precipitação até o final da semana.

Grande amplitude térmica

O perfil muito seco da atmosfera ao longo desta semana no Rio Grande do Sul trará grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença de temperatura entre as mínimas do dia na madrugada e ao amanhecer e as máximas durante a tarde.

Hoje, por exemplo, o dia começa muito frio no estado e com geada isolada nas áreas de maior altitude do Norte gaúcho. Aquece rapidamente durante a manhã e a tarde será um pouco quente com máximas entre 27ºC e 29ºC em diversos municípios do Centro e da Metade Oeste.

Este ciclo de noites frias ou amenas e tardes mais quentes se repete nos próximos dias, porém com tendência de elevação gradual da temperatura. O ingresso de ar mais quente no Nordeste da Argentina e no Uruguai levará ao registro de máximas mais altas à tarde na segunda metade da semana com calor. O Noroeste pode ter vários dias seguidos com 33ºC a 35ºC.

Ventoso da tarde para a noite

Uma expressão popular antiga chama o vento que sopra nesta época do ano de Vento de Finados. É o que se espera no decorrer da semana, coincidindo com a aproximação do feriado. Este vento ocorre mais da tarde para a noite e em alguns momentos pode soprar com rajadas fortes.

Trata-se de vento do quadrante Leste, do tipo maral, ou seja, do mar para o continente. Sopra pelo contraste térmico e de pressão atmosférica entre o ar mais frio e de alta pressão sobre o oceano e o ar mais quente de menor pressão sobre o continente.


Por isso, o vento aumenta no decorrer da tarde e no começo da noite após o período mais quente do dia à tarde, fazendo que o ar mais frio e denso se desloque para ocupar o espaço do ar mais quente e leve.

À medida que a atmosfera vai ficar mais aquecida na segunda metade da semana no Oeste do Rio Grande do Sul e no Nordeste da Argentina enquanto um centro de alta pressão mais intenso se instala no Atlântico, o contraste de temperatura e pressão vai aumentar com mais vento da tarde para a noite.

Anúncios