Anúncios

DEFESA CIVIL

Um violento temporal com vendaval atingiu na manhã desta sexta-feira o município de Candiota, no Sul do Rio Grande do Sul, provocando estragos em pontos da localidade. O vento teve força destrutiva a ponto de provocar o colapso de construções.

Os danos pelo vento destrutivo do temporal de hoje cedo no município de Candiota se concentraram principalmente no bairro Vila Operária, onde várias residências foram destelhadas e árvores caíram com a força do vento.

Jonas Machado Moraes, presidente da Associação de Moradores da Vila Operária, disse em entrevista ao jornal Minuano de Bagé que o vento foi muito forte e descreveu a situação como de emergência.

“Foi muito intenso, muitas telhas caíram e estamos sem energia elétrica. Há fios energizados no chão e várias casas destelhadas. A situação é de emergência”, relatou o líder comunitário.

Conforme o coordenador da Defesa Civil da Candiota, Tiago Ferreira, até o momento foram contabilizadas 40 casas destelhadas. “Acreditamos que são mais que 40 residências, pois não conseguimos chegar no interior do município ainda, e quase todo bairro Vila Operária está sem energia elétrica, estamos ainda contabilizando”, destacou.

Os temporais atingiram outros pontos do Sul do estado na manhã de hoje. Na Barra do Chuí, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento de 100 km/h.

Uma cidade que foi duramente castigada pelo temporal foi Rio Grande. Na cidade portuária, o temporal da manhã desta sexta-feira causou falta de luz em diferentes pontos da cidade. Houve queda de árvores e alguns destelhamentos na cidade. A estação oficial da cidade anotou vento acima de 80 km/h.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.