Anúncios

Paisagem branca pela neve hoje em Esquel | REPRODUÇÃO/R43

Massa de ar frio de forte intensidade para os padrões da época do ano avança nesta sexta-feira pela Argentina e chegou a provocar neve nas últimas horas em setores da Patagônia em pleno mês de dezembro, trazendo paisagens de inverno na região de Esquel.

A MetSul Meteorologia projeta que a massa de ar frio vai atingir o Sul do Brasil neste fim de semana e no começo da semana que vem com queda acentuada da temperatura e um grande refresco depois desta sexta-feira que é de forte a intenso calo em muitas cidades da Região Sul.

As projeções dos modelos numéricos de que o ar frio poderia causar neve em pontos mais ao Sul da Argentina se confirmou com registro do fenômeno nas últimas horas em pontos da Patagônia.

De acordo com as autoridades viárias da Argentina, no trecho entre Esquel e Epuyén, na província de Chubut, a pista está escorregadia e há neve em alguns trechos da estrada, oferecendo risco aos motoristas.

O Departamento Nacional de Estradas informou que a Ruta 40 apresenta visibilidade reduzida em determinados pontos com ocorrência de neve, fenômeno que começou no final da quinta e nas primeiras horas de hoje.

Nesta sexta-feira, a cidade de Esquel amanheceu com chuva e nuvens baixas que impediam a visão das montanhas. As áreas mais altas de Esquel amanheceram cobertas de neve, oferecendo uma paisagem incomum para dezembro com toda a vegetação coberta de neve em cenas que mais recordam o inverno.

Esta massa de ar frio avança rapidamente para o Norte a alcança Buenos Aires e o Uruguai no final do dia de hoje e no começo do sábado. No decorrer do sábado, o ar frio chega ao Rio Grande do Sul a partir do Sul gaúcho.

Ao longo do fim de semana, especialmente no final do sábado e durante o domingo, a massa de ar frio deve tomar conta do Rio Grande do Sul com um grande refresco que vai trazer temperaturas abaixo da média desta época do ano.

A influência desta incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano será maior na Metade Sul gaúcha enquanto na Metade Norte vários pontos terão muitas nuvens e chuva durante o fim de semana, especialmente em cidades mais ao Norte do estado e próximas de Santa Catarina com a atuação da frente na dianteira da massa de ar frio.

METSUL

A fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho devem ter temperatura baixa para esta época do ano já na madrugada de domingo, mas as madrugadas da segunda e da terça ainda serão frias para dezembro, especialmente a de segunda que deve marcar menos de 10ºC em diversas cidades.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a temperatura neste sábado já estará bem menor do que nesta quente sexta-feira, mas a influência do ar frio será sentida mesmo a partir do domingo que será um dia bastante ameno. A segunda começará com 15ºC a 16ºC em vários pontos da Grande Porto Alegre, o que não é frio, mas é uma temperatura baixa para os padrões de dezembro.

Na Serra e nos Aparados da Serra, por conta de muitas nuvens e chuva, não são esperadas mínimas muito baixas. Refresca bastante neste sábado, mas o que promete chamar a atenção são as temperaturas da tarde do domingo, muito baixas para a época do ano. Em várias cidades, a tarde chuvosa do domingo na região pode ter marcas de apenas 12ºC a 14ºC.

É sempre importante pontuar que massas de ar frio em dezembro e nos demais meses do verão meteorológico não costumam provocar frio como estamos habituados a ver no inverno. A temperatura cai muito em relação aos padrões da estação. Porto Alegre, por exemplo, tem temperatura máxima média histórica à tarde em dezembro de 30ºC ao passo que em julho é de 19ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.