Anúncios

Chegada do temporal na praia do Cassino (Rio Grande) hoje de manhã | RAFAEL SOARES

Temporais, alguns fortes a severos, começaram a ingressar no Rio Grande do Sul pela Campanha, fronteira com o Uruguai e o Sul do estado na manhã desta sexta-feira, tal como era alertado pela MetSul, provocando danos e falta de energia elétrica.

A tendência é que os temporais atinjam mais regiões gaúchas nas próximas horas à medida que a instabilidade que está no Sul do estado avança para Norte e mais nuvens carregadas se formem no território gaúcho com a muito alta temperatura.

Os temporais da manhã de hoje no Sul do estado chegaram com chuva forte a intensa em diversas cidades e em vários pontos também houve rajadas de vento muito fortes com transtornos para a população.

De acordo com dados de estação do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva até o final da manhã desta sexta-feira somava 82 mm em Jaguarão, 30 mm no Chuí e 26 mm em Rio Grande, mas seguia chovendo. Em Jaguarão, a chuva extrema em curto período causou alagamentos e inundações repentinas.

Os temporais vieram também com vento. Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram até o final da manhã rajadas de 100 km/h na Barra do Chuí, 81 km/h em Rio Grande, 78 km/h em Jaguarão, 67 km/h em Bagé e 64 km/h em Santana do Livramento.

Bagé na hora da chegada do temporal | FLÁVIA CAMINHA

Céu escureceu na fronteira com o Uruguai | FABIAN RIBEIRO LEAL

Em Rio Grande, o temporal da manhã desta sexta-feira foi muito forte com falta de luz em diferentes pontos da cidade. As primeiras informações dão conta que houve queda de árvores e alguns destelhamentos na cidade. A chuva também foi intensa em curto período com alagamentos. Instalações da FURG foram atingidas.

Os temporais devem atingir nas próximas horas outras regiões do Rio Grande do Sul com a instabilidade avançando para Norte. A MetSul projeta a virada do tempo na área de Porto Alegre na tarde de hoje com a maioria dos modelos apontando entre 15h e 17h.

Uma vez que o sol aparece com nuvens sob rajadas de vento Norte antes da chuva em muitos locais, aqueceu muito. No final da manhã, a temperatura estava entre 33ºC e 34ºC em Porto Alegre e na região metropolitana.

Com a temperatura bastante vai estar muito alta no momento do avanço da chuva, cresce o risco de temporais isoladamente fortes a severo nesta segunda metade da sexta-feira no Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia adverte que é alta a probabilidade de temporais isolados com chuva forte e raios, queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas. Porto Alegre está na área de risco.

Com os temporais localizados, podem ocorrer alagamentos em algumas cidades por chuva intensa. Há ainda risco de danos, queda de árvores, postes e colapsos de estruturas por ocorrência de vendavais isolados, que em alguns pontos podem ser fortes a intensos pela alta temperatura.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.