O tempo muda com chuva e temporais isolados nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul por efeito de uma área de baixa pressão. A instabilidade que chegará ao estado já causa chuva e tempestades isoladas nesta noite de quinta no Centro da Argentina e no Uruguai, onde há alertas dos serviços meteorológicos locais.
No final da madrugada e de manhã nesta sexta-feira, áreas de instabilidade ingressam na fronteira com o Uruguai, Campanha e na região Sul. Da tarde para a noite, a instabilidade atinge outras áreas do estado.
Uma vez que o sol chega a aparecer com nuvens antes da chuva em muitos locais, aquece muito com acentuado abafamento. Como a temperatura vai estar alta em parte do estado no momento do avanço da chuva, cresce o risco de temporais na segunda metade do dia, inclusive na região de Porto Alegre.
A MetSul adverte que é alta a probabilidade de temporais isolados com chuva forte e raios, queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas no Rio Grande do Sul nesta sexta. Em Santa Catarina e no Paraná, eventuais temporais serão muito mais localizados.
Os mapas a seguir mostram a projeção do modelo WRF de evolução da instabilidade ao longo desta sexta em que se observa como o tempo muda já cedo no Sul e da tarde para a noite nas demais regiões.
Na área de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens e a temperatura tem forte alta durante a manhã. Faz calor, mas do meio para o final da tarde deve chegar a instabilidade com chuva e risco de rajadas de vento forte. Não se espera chuva com volume tão alto em curto período como se viu domingo à noite na capital com muitos alagamentos, embora possa ocorrer chuva forte de curta duração.
É fundamental esclarecer que o cenário é muito diferente do último domingo. No começo desta semana, uma poderosa linha de instabilidade avançou sobre o estado, estendendo-se de Oeste a Leste por centenas de quilômetros e que foi intensa durante sua passagem do Sul ao Norte gaúcho. Havia ainda um ciclogênese explosiva (formação de ciclone bomba) na costa uruguaia, situações que não se observará desta vez. Desta vez, temporais devem ocorrer menos municípios do estado que no domingo.
Mas, assim como no domingo, há risco de vendavais. Os mapas a seguir mostram as projeções de vento máximo dos modelos de alta resolução WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu em que se observa como o vento poderá atingir de 60 km/h a 90 km/h em vários pontos com risco em alguns pontos ao redor ou acima de 100 km/h.
No sábado, uma frente fria traz chuva forte a intensa com temporais no Noroeste e no Norte gaúcho, mas na maior parte do território gaúcho o tempo melhora ao longo do dia com ingresso de ar frio que se dará com rajadas de vento Sul. Chove forte no sábado em vários pontos de Santa Catarina e do Paraná.
No fim de semana e na segunda, a frente ficará quase estacionária sobre os dois estados, trazendo muita chuva. Onde a chuva deverá ser mais volumosa será justamente onda as precipitações serão mais frequentes e persistentes, sobretudo no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.
Nestas áreas, principalmente nos territórios catarinense e paranaense, em muitos municípios a chuva no período deve somar de 100 mm a 200 mm, entretanto em alguns pontos podem ocorrer marcas de 200 mm a 300 mm. Alguns dados indicam que muito isoladamente poderiam se registrar volumes até maiores.
Alerta-se para alagamentos, inundações e prováveis cheias de rios com riscos de enchentes. No caso do Rio Grande do Sul, os dados indicam cheia do Rio Uruguai. Chuva com acumulados tão extremos, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, traz ainda riscos geológicos.
Será muito alto o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Devem ocorrer ainda quedas de barreiras que podem gerar bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais nos dois estados. Além da chuva, há possibilidade de temporais isolados, embora o maior perigo tanto em Santa Catarina quanto no Paraná seja o excesso de chuva.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.