Temporal atingiu Porto Alegre pouco depois das duas da tarde desta sexta-feira, trazendo chuva forte com poucas trovoadas e rajadas de vento forte. O temporal causou falta de luz em pontos da cidade, além da acúmulo de águas nas ruas e quedas de árvores.
O temporal foi consequência da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que instabilizou o tempo no Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas que causaram fortes a intensas tempestades de manhã no Sul gaúcho avançaram para Norte e alcançaram a capital no meio da tarde.
A mudança do tempo foi precedida por uma manhã de sol e nuvens na capital com forte calor e vento do quadrante Norte. A temperatura máxima chegou a mais de 34ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico.
Com a chegada das nuvens carregadas, o dia escureceu à tarde em Porto Alegre e nas ruas da cidade os motoristas trafegavam com os faróis ligados pouco depois das duas da tarde.
De acordo com dados de estações meteorológicas, as rajadas de vento observadas na passagem do temporal por Porto Alegre foram de 85 km/h no Aeroporto Salgado Filho (zona Norte), 77 km/h em Belém Novo (zona Sul) e 75 km/h no clube Jangadeiros (zona Sul).
Na Avenida Edgar Pires de Castro, perto do número 4880, no bairro Restinga, o forte vento causou a queda de uma árvore sobre a via, o que causou o bloqueio total. Pontos isolados de vários bairros tiveram cortes de energia pela ventania.
A chuva foi de curta duração, mas com forte intensidade na chegada do temporal, o que causou acúmulo de águas nas vias e alguns alagamentos localizados. Como a MetSul já tinha antecipado, a chuva não traria tantos transtornos como no domingo.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram em Porto Alegre volumes de chuva entre 14h e 15h de 17,8 mm no Jardim Botânico e 16,8 mm no Aeroclube de Belém Novo. No temporal do domingo, alguns bairros chegaram a ter 40 mm em apenas uma hora ou um terço da média histórica de precipitação do mês todo.
AGORA | Chuva chegando em Porto Alegre. 📷 @GraziBurin pic.twitter.com/5664Cf9ufY
— MetSul.com (@metsul) December 6, 2024
TEMPO | Chuva muito forte com algumas rajadas de vento no Centro Histórico de Porto Alegre. 📷 Alex Fabiani pic.twitter.com/T7ZAnWGx1g
— MetSul.com (@metsul) December 6, 2024
Neste sábado, uma frente fria alcança a área de Porto Alegre, precedendo o ingresso de uma forte massa de ar frio para os padrões de dezembro. Por isso, o tempo não firmará ainda.
A MetSul Meteorologia alerta que ainda deve chover em Porto Alegre e não descarta que possa chover forte na chegada da frente fria neste sábado, especialmente durante a primeira metade do dia.
Na segunda metade do sábado, o tempo gradualmente começa a melhorar, entretanto o ingresso do ar mais frio com queda de temperatura deve ser acompanhado de vento do quadrante Sul que soprará moderado com ocasionais rajadas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.