Anúncios

Kleber Sabóia

Um vendaval, o segundo em menos de uma semana, atingiu a região metropolitana de Porto Alegre no começo da tarde deste sábado (16). Fortes áreas de instabilidade geradas pelo calor e a umidade avançaram a partir do Oeste para a Grande Porto Alegre, trazendo chuva, raios e fortes a intensas rajadas de vento.

As rajadas foram muito fortes na chegada do temporal. As medições indicaram 83 km/h no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e 87 km/h na base aérea em Canoas. Em razão do forte vento, houve interrupção do serviço de energia elétrica em diferentes pontos da área metropolitana. Em vários locais, como em Canoas, o vento forte levantou uma nuvem de poeira.

O temporal na Grande Porto Alegre que já era previsto e alertado pela MetSul Meteorologia desde quinta-feira foi precedido por forte calor. As máximas no começo da tarde deste sábado, após uma manhã de sol e nuvens, chegaram a 36,7ºC em Parobé, 35,2ºC em São Leopoldo e 34,7ºC em Canoas.

A chuva também foi forte com o temporal em pontos da Grande Porto Alegre. Os maiores volumes em cada cidade até 15h chegaram a 18 mm em Alvorada, 20 mm em Porto Alegre, 27 mm em Gravataí, 31 mm em Canoas, e 49 mm em Sapucaia do Sul. Como a chuva prossegue, os volumes devem aumentar ainda mais.


A MetSul alerta que se espera ainda instabilidade em parte do domingo na Grande Porto Alegre com sol, nuvens e chuva que isoladamente pode ser forte a intensa com raios. Não se pode descartar ainda a possibilidade de temporal.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios