Anúncios

O temporal do começo da tarde deste sábado (16) afetou as operações no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. O forte vendaval obrigou que aeronaves ficassem em órbita de espera e outras optaram para alternar para outros aeroportos. 

O avião que trazia a delegação do Grêmio arremeteu ao tentar pousar no Aeroporto Salgado Filho. Trata-se de um procedimento absolutamente normal em aviação e que os pilotos estão treinados para executar neste tipo de situação de adversidade meteorológica.


O Grêmio informou que houve turbulência na aproximação com o aeroporto Salgado Filho, mas que, por segurança, o comandante do voo decidiu pousar em Florianópolis. No fim da tarde, a delegação gremista pousou em Porto Alegre. 

O momento em que o forte vendaval atinge o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi registrado em vídeo por Rafael Moraes, inclusive o momento em que a aeronave arremete em razão da tempestade.

 

O video é muito didático em mostrar as correntes descendentes de vento que acompanham o temporal. Vento cruzado e correntes descendentes fortes são típicos de tempestades severas. 


As rajadas foram muito fortes na chegada do temporal. As medições indicaram 83 km/h no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e 87 km/h na base aérea em Canoas. Em razão do forte vento, houve interrupção do serviço de energia elétrica em diferentes pontos da área metropolitana. Em vários locais, como em Canoas, o vento forte levantou uma nuvem de poeira.

O temporal na Grande Porto Alegre que já era previsto e alertado pela MetSul Meteorologia desde quinta-feira foi precedido por forte calor. As máximas no começo da tarde deste sábado, após uma manhã de sol e nuvens, chegaram a 36,7ºC em Parobé, 35,2ºC em São Leopoldo e 34,7ºC em Canoas.

Anúncios