Anúncios

Lollapalooza foi interrompido pela chuva acompanhada de vento que atingiu a zona Sul de São Paulo na tarde desta sexta-feira. Previsão da MetSul indica mais chuva, por vezes forte, durante o fim de semana do evento na capital paulista. | REPRODUÇÃO/MULTISHOW

O temporal com chuva forte e ventania que se abateu sobre a zona Sul de São Paulo causou a queda de uma estrutura metálica durante o Lollapalooza Brasil que ocorre no autódromo de Interlagos. A vítima recebeu atendimento médio na estrutura hospitalar montada no evento e passa bem. O acidente ocorreu quando a chuva e o vento aumentaram de intensidade durante o temporal da tarde de hoje.


Em razão da tempestade, o show do The Wombats chegou a ser interrompido por motivos de segurança. Depois de cerca de uma hora de interrupção do festival devido às más condições atmosféricas, o evento foi retomado com a apresentação do brasileiro Pabllo Vittar.

O temporal da tarde de hoje é resultado da aproximação de uma frente fria com a formação de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em SESC-Interlagos registrou rajadas de vento de 60 km/h, mas a chuva acumulou apenas 5,2 mm entre 16h e 17h. Antes da chuva, a temperatura chegou a 31,1ºC e com a instabilidade caiu para 19,8ºC.

O tempo instável vai marcar o Lollapalooza Brasil de 2022. O fim de semana na capital paulista será de muitas nuvens e períodos de chuva em vários momentos, o que afetará o evento tanto no sábado como no domingo. Alerta-se que a chuva pode ser por vezes forte a ocasionalmente torrencial com risco de raios. Com maior nebulosidade e tempo instável, a temperatura não se eleva muito e vai estar agradável, mantendo-se ao redor de 20ºC durante a noite.

Riscos meteorológicos em grandes eventos

Grandes eventos ao ar livre sempre estão expostos a riscos meteorológicos. É muito comum nos Estados Unidos que sejam emitidos alertas ao público em festivais ou eventos esportivos sobre raios ou a aproximação de uma tempestade severa que possa oferecer perigo aos atendentes. Este tipo de aviso foi emitido hoje em São Paulo durante o festival.

Em dezembro de 2017, um forte temporal que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre causou a queda da estrutura do palco de uma festa rave no parque Assis Brasil, em Esteio, causando uma morte. O DJ Kaleb Freitas animava a festa quando foi atingido e morreu. Outras três pessoas ficaram feridas.

Cenas gravadas em vídeos e postadas nas redes sociais por quem estava na festa de música eletrônica registraram o momento em que o vento atingiu o local e provocou a queda da estrutura de metal.

A tempestade foi reiteradamente alertada naquele dia pela MetSul Meteorologia e outros órgãos de Meteorologia. O festival de música eletrônica Atmosphere no Parque de Exposições Assis Brasil prosseguiu mesmo com os alertas de forte tempestade.

Anúncios