A terça-feira termina com muitos problemas em consequência da chuva excessiva no interior de Santa Catarina. Os acumulados nas últimas horas foram muito altos e os volumes desde o começo da semana são altíssimos, superando os 300 mm em algumas localidades, o que traz alagamentos, inundações, cheias de rios e deslizamentos de terra.

Vários municípios de Santa Catarina enfrentavam alagamentos e inundações nesta terça-feira com cheias de rios e resgates de pessoas isoladas pela subida das águas | BOMBEIROS DE SANTA CATARINA

Os acumulados de chuva desde o começo da semana no domingo até o fim da tarde desta terça em Santa Catarina atingiam 332 mm em Galvão, 283 mm em São Domingos, 282 mm em Novo Horizonte, 225 mm em Tangará, 215 mm em Campo Erê e 204 mm em Rio das Antas. Muitas outras cidades do Oeste e, especialmente do Meio-Oeste catarinense, acumulavam de 100 mm a 200 mm.

A chuva é consequência de um padrão de instabilidade que se instalou sobre Santa Catarina desde o fim de semana. No primeiro momento, uma frente fria avançou pelo Sul do Brasil no domingo, impulsionada por uma forte massa de ar frio para esta época do ano. O sistema frontal não conseguiu progredir mais para o Norte e ficou semi-estacionário entre os estados catarinense e paranaense, despejando chuva.

Na sequência, a atuação de um centro de baixa pressão não apenas manteve como aumentou a chuva. Este centro de baixa estava nesta terça junto ao Leste do Rio Grande do Sul, onde traz chuva para a área de Porto Alegre, e reforçou a instabilidade sobre Santa Catarina e o Paraná com precipitações significativas que se somaram aos volumes já altos entre domingo e ontem.

O município de São Lourenço do Oeste, no Oeste, decretou situação de emergência pelos efeitos da chuva que supera 300 milímetros na localidade. Várias rodovias catarinenses estão com alagamentos ou rochas sobre as vias. Há trechos intransitáveis. Muitos municípios do estado tiveram inundações nas últimas horas.

A preocupação agora é com a bacia do Rio Itajaí-Açu, no Alto Vale do Itajaí, onde o rio deverá subir acentuadamente. Uma das cidades com maior risco de inundações pela cheia do rio é Rio do Sul. As autoridades locais e a comunidade já se preparam para uma enchente nas próximas horas.

Inundações bloquearam estradas em Santa Catarina | POLÍCIA RODOVIÁRIA DE SC

Inundação em São Lourenço do Oeste | PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DO OESTE 

A chuva deve dar uma trégua em muitas das áreas mais castigadas pelas inundações nesta quarta, especialmente em municípios mais a Oeste. O problema é que está trégua vai ser muito breve e voltará a chover, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva para hoje, amanhã, quinta e sexta.

Nesta quarta, com avanço de ar mais seco a partir do Rio Grande do Sul, a instabilidade cede e para de chover em várias cidades que estão com alagamentos no Oeste de Santa Catarina. O sol, inclusive, deve aparecer com nuvens em diversos pontos. A chuva, entretanto, não deixa o estado catarinense e ainda chove em locais mais a Leste, como a região de Florianópolis.

Na quinta, a chuva volta a atingir grande parte de Santa Catarina e será moderada a forte em diversos municípios, inclusive das regiões hoje afetadas por inundações. Na sexta, o tempo já melhora no Oeste e no Meio-Oeste. No Leste e no Nordeste de Santa Catarina, como a capital Florianópolis, entretanto, a sexta-feira e o fim de semana ainda terão vários períodos de chuva.

Se a previsão de mais chuva é uma má notícia para as áreas castigadas por enchentes e inundações, a boa é que os maiores volumes da semana já ocorreram. Os acumulados previstos para o Oeste e o Meio-Oeste nos próximos dias, embora possam ser localmente altos, sequer devem se aproximar das marcas anotadas entre o domingo e esta terça-feira.