Grande Porto Alegre teve o terceiro dia seguido com abundante nebulosidade, chuva e temperatura abaixo do normal em sequência que não era testeminhada em outubro desde 1999 | DANIEL FLECK

O Rio Grande do Sul teve hoje mais um dia de tempo instável com registro de chuva em diversas regiões pela influência de um centro de baixa pressão. Com a instabilidade, a temperatura mais uma vez pouco se elevou e as máximas novamente foram baixas para os padrões climatológicos desta época do ano.

Em Campo Bom, no Vale do Sinos, que é conhecida por suas máximas mais altas e o forte calor que faz no verão, pelo terceiro dia seguido a temperatura máxima não superou hoje os 20ºC. As máximas foram de 18,2ºC no domingo, 19,0ºC na segunda e 19,4ºC nesta terça-feira.

Desde que as medições tiveram início em 1984 na estação meteorológica de Campo Bom, portanto em 38 anos de dados, somente em uma oportunidade o mês de outubro havia registrado tantos dias seguidos com máximas inferiores a 20ºC. Foi entre os dias 1 e 4 de outubro de 1999, ano que, assim como 2022, estava sob a influência do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico.

Trata-se de um outubro muito raro na estatística histórica, conforme a MetSul Meteorologia já antecipou. A temperatura está muito abaixo do que normalmente poderia se esperar para esta época do ano. Para se ter ideia, nunca desde o começo das medições em Campo Bom o mês teve temperatura média tão baixa no seu primeiro terço.

Os primeiros dez dias de outubro na cidade do Vale do Sinos registraram uma temperatura média (que usa dados das mínimas e máximas) de 16,8ºC. O valor é 3,0ºC inferior à média histórica do mês de 19,8ºC, o que configura um desvio muito significativo da climatologia. Marca ainda 1,1ºC abaixo do outubro mais frio já anotado, em 2010, que teve média de 17,9ºC.

Para que outubro neste ano termine com temperatura acima da média seriam necessários muitos dias de calor na segunda metade do mês e nenhum modelo meteorológico indica tal cenário. Assim, com o enorme desvio negativo atual, o mês tem tudo para acabar com temperatura abaixo da média histórica.