Anúncios

Vem uma boa chuva para parte do Sul do Brasil. A MetSul Meteorologia antecipa volumes mais altos de precipitação nestes primeiros dez dias de agosto em duas áreas do Sul do país, situadas nos extremos da região. Devem ser atingidos por precipitações mais volumosas o Sul do Rio Grande do Sul e o Paraná.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias, com base na rodada da 0Z de hoje, do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas da página. Verifica-se a tendência de a chuva com maiores volumes no período se concentrar nos extremos Sul e Norte da Região Sul.

Esta chuva vai ocorrer em dois momentos. No inicial, as precipitações se concentram mais no Rio Grande do Sul. No posterior, a instabilidade deve atuar mais no Paraná. O tempo já começa a mudar no estado gaúcho nesta terça-feira com chuva em pontos do Centro, do Oeste e do Sul.

A instabilidade maior, entretanto, está prevista para os próximos dias. Amanhã, quarta-feira, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul devem ter abundante nebulosidade com chuva a qualquer hora do dia. Fortes áreas de instabilidade vão se formar sobre o Uruguai com chuva e temporais, devendo avançar em parte do para o Oeste e o Sul gaúcho.

A grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul vai ocorrer na quinta-feira, quando uma frente fria vai cruzar pelo estado e trará chuva generalizada, que pode ser localmente forte e com alguns temporais isolados, embora o risco de tempo severo não deve ser alto. Será quando a chuva vai atingir finalmente cidades da Metade Norte gaúcha.

O deslocamento da frente fria na quinta já deve levar chuva mais ao Norte na Região Sul. Há chance de chover na quinta em pontos do Oeste e do Meio-Oeste catarinense, em especial, e ainda em cidades do Sudoeste do Paraná.

Na sexta-feira, uma massa de ar seco e frio vai tomar conta do Rio Grande do Sul e, com isso, vai afastar a instabilidade. A chuva, então, vai se concentrar de forma mais localizada em Santa Catarina e, principalmente, sobre o Paraná.

No próximo fim de semana, as precipitações persistem sobre o Sul do Brasil. A frente não vai conseguir progredir para o Norte pelo bloqueio da massa de ar seco no Brasil Central e tende a se tornar semi-estacionária. A chuva vai se intensificar sobre Santa Catarina e do Paraná. Os mais altos acumulados devem ocorrer em território paranaense.

O aumento da instabilidade entre sábado e domingo em Santa Catarina e no Paraná deverá levar a um aumento da nebulosidade no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, onde não se pode descartar chuva no próximo fim de semana. Já a Metade Sul, o Oeste e o Centro gaúcho devem seguir com tempo firme. (Com foto de capa de Fernando de Oliveira)