Os últimos dias de março no Brasil terão uma dinâmica atmosférica típica de verão no Brasil com alternância de sol e pancadas de chuva na maior parte do país. Mesmo no Sul, onde os dias têm sido de tempo firme depois do ingresso de ar mais seco depois da passagem de uma frente fria no dia 20, a chuva deve retornar para muitas áreas.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva até o final de março pelos dados do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. Como se observa, a chuva tende a atingir as cinco regiões do Brasil, entretanto vai apresentar grande variabilidade de volumes.

Os mais altos acumulados de chuva no território brasileiro nestes últimos dias de março vão se concentrar nas regiões Norte e Centro-Oeste. Os volumes podem ser elevados em pontos isolados principalmente dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Goiás à medida que um canal de umidade atua entre o Norte e o Centro do Brasil.


No Sudeste do Brasil, a chuva será muito variável nestes últimos dias de março. Haverá locais que choverá pouco ou nada, e outros em que as pancada de chuva típicas de verão seguem ocorrendo. As precipitações vão se dar mais no Norte paulista, Sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A maior parte do Nordeste do Brasil terá chuva escassa nestes últimos dias do mês. As precipitações se concentram mais nos estados do Maranhão e Piauí, assim como ao longo da faixa costeira. Em pontos do litoral entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, a chuva pode ser por vezes forte.

No Sul do Brasil, a chuva nesta reta final de março será bastante irregular. Pancadas de chuva isoladas são esperadas nos próximos dias, em particular na sexta e no domingo, mas não chegam a atingir todas as cidades. Haverá vários pontos em que sequer deve chover, especialmente em parte de Santa Catarina e em mais locais no Paraná.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.