Anúncios

A semana que começa terá chuva em todas as regiões do Brasil com precipitação até volumosa em algumas áreas. Não se espera nenhuma grande área do território nacional com chuva escassa à medida que uma frente fria atua no Sul, ar tropical quente e úmido na maior parte do país e ainda com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre parte do Norte.

No Sul, a segunda-feira terá muitas nuvens na maioria das áreas e chove principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná com o avanço de uma frente fria. Na terça, a instabilidade prossegue nos estados catarinense e paranaense enquanto no Rio Grande do Sul o tempo firme predomina com instabilidade mais limitada à divisa com Santa Catarina.

Na quarta, sol aparece no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas em pontos do Paraná ainda chove. Na quinta, os três estados devem ter sol e nuvens com chuva isolada de verão. Na sexta, a instabilidade aumenta e chove de forma irregular em vários pontos do Sul do Brasil.

No Sudeste, o sol aparece com calor na maioria das áreas nesta segunda com chuva de verão afetando mais pontos de Minas Gerais. Nos demais estados, instabilidade bastante isolada. Na terça, as pancadas de chuva localizadas, que ocorrem mais da tarde para a noite, atingem muito mais locais do Sudeste. Na quarta, o cenário se repete e cresce o risco de pancadas localmente fortes a intensas. Na quinta, as pancadas isoladas seguem com tempo mais firme no Norte de Minas, condição que se projeta para a sexta.


Na cidade de São Paulo e área metropolitana, chance de pancadas e temporais isolados todos os dias ou quase todos os dias da semana da tarde para a noite com menor probabilidade nesta segunda. Isoladamente, a chuva pode ser torrencial e com alguns transtornos. Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva ocorre com maior frequência a partir do fim da terça ou da quarta.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para esta semana no Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon. Este modelo e outros podem ser consultados a qualquer hora pelo assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

METSUL

No Centro-Oeste, pancadas isoladas de chuva, especialmente em horas da tarde e da noite, vão ocorrer em todos os estados da região ao longo da semana. Com a atmosfera aquecida, são prováveis temporais isolados com chuva intensa e risco de rajadas de vento forte.

Já na Região Nordeste, as pancadas isoladas de chuva serão rotineiras ao longo desta semana com menor instabilidade na Bahia. Maranhão e Piauí seguirão sendo os estados com chuva mais frequente e volumosa. Pancadas localmente fortes podem atingir por vezes a costa da Paraíba até o Maranhão.

Por fim, na Região Norte, o ar tropical segue favorecendo chuva frequente que é normal nesta época pelo inverno amazônico. Os volumes vão variar muito de um ponto para o outro, mas devem ser localmente elevados. No Amapá e em Marajó períodos de chuva intensa por conta da ZCIT.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios