A temperatura desabou no Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria e de uma massa de ar frio que gradualmente avança pelo estado. As marcas nos termômetros chegam a ser 16ºC mais baixas do que ontem à tarde no mesmo horário em alguns municípios numa radical mudança térmica.
A queda da temperatura foi maior em cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. Na Metade Norte gaúcha, em muitos locais, a influência do ar frio é menos sentida e em pontos próximos de Santa Catarina seguia abafado nesta quinta-feira.
As variações de temperatura de ontem para hoje impressionam. Em Campo Bom, a máxima de ontem à tarde foi de 34,7ºC. Hoje, às 15h, a temperatura na cidade do Vale do Sinos era de apenas 20,0ºC, uma queda de quase 15ºC.
Em Porto Alegre, a temperatura máxima oficial ontem na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico foi de 33,9ºC. No meio da tarde de hoje, a estação anotava uma temperatura de 20,4ºC, um declínio de 13,5ºC.
Em Teutônia, a máxima da quarta-feira foi de 35,3ºC. Já hoje, às 15h, a temperatura na estação oficial da cidade do Vale do Taquari era de 19,3ºC. Trata-se de uma queda de um dia para o outro de 16ºC.
Em Rio Pardo, na região do Vale do Rio Pardo, a temperatura máxima de ontem chegou aos 34,7ºC. Nesta quinta-feira, às 15h, a mesma estação meteorológica indicava temperatura de , ou seja, uma queda de 15,9ºC.
Em Santa Maria, a temperatura máxima da quarta-feira na estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 34,4ºC. Hoje, no meio da tarde, a estação indicava apenas 18,2ºC, portanto uma variação de um dia para o outro de 16,2ºC.
No Litoral Norte, em Tramandaí, a temperatura máxima de ontem foi altíssima para o mês de abril e chegou a 33,9ºC. Hoje, às 15h, os termômetros indicavam no balneário somente 21,3ºC, assim uma queda de ontem para hoje de 12,6ºC.
Na Serra, em Serafina Corrêa, a temperatura que ontem às 15h era de 30,1ºC hoje estava em 20,0ºC no mesmo horário, uma diferença de 10ºC em intervalo de 24 horas.
Ainda na Serra, na Região das Hortênsias, a temperatura às 15h da quarta-feira na estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia em Canela era de 26,9ºC. Hoje, na mesma hora, os termômetros indicavam 14,9ºC, uma queda em 24 horas de 12ºC.
A temperatura estava abaixo da média de abril na tarde desta quinta-feira principalmente em cidades do Centro, do Oeste e do Sul gaúcho, onde a nebulosidade predominava e a massa de ar frio na retaguarda da frente fria já havia alcançado.
Em Santa Catarina e no Paraná assim como em pontos do Norte gaúcho mais perto da divisa com o estado catarinense, entretanto, a temperatura seguia acima da média de abril pelo efeito do ar mais quente pré-frontal. As máximas de hoje ficaram entre 33ºC e 34ºC no Nordeste catarinense. Florianópolis atingiu 31ºC.
Em Porto Alegre, por sua vez, a temperatura de 20ºC no meio da tarde era 6ºC abaixo do que é normal para abril no horário. A temperatura máxima média histórica mensal de abril na capital gaúcha é de 26,4ºC.