Áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão vão avançar do Mato Grosso do Sul e o Paraná para o estado de São Paulo e devem trazer chuva para a capital paulista nesta sexta-feira | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de temporais no estado de São Paulo nesta sexta-feira. Áreas de instabilidade vão avançar do Mato Grosso do Sul e do Paraná ainda nas primeiras horas do dia e tendem a se deslocar pelo território paulista no decorrer do dia. A deterioração das condições atmosféricas decorre de uma condição de instabilidade por sistema meteorológico que influencia o tempo no Paraguai, Nordeste da Argentina e o Sul do Brasil nesta quinta.

As áreas de instabilidade devem atingir inicialmente localidades mais a Oeste do estado de São Paulo. Na sequência, as nuvens carregadas vão migrar para Leste e atingir outras regiões do estado paulista.

É o que mostram os mapas com a projeção de refletividade para esta sexta-feira do modelo WRF de alta resolução da MetSul Meteorologia que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas.

Não se trata de uma situação de tempo severo generalizada, mas de risco pontual de eventos isolados de tempestades em que não se pode descartar a possibilidade de chuva localmente forte e ocorrências isoladas de vento forte e granizo.

A instabilidade será mais resultado de um centro de baixa pressão do que a frente fria que neste momento avança pelo Rio Grande do Sul. Esta área de baixa pressão atualmente sobre o Paraguai vai se deslocar para Leste e organizar forte instabilidade sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul que tende a chegar a São Paulo amanhã.

Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta mais e o tempo deve se instabilizar com chuva principalmente na segunda metade do dia, não se descartando chuva localmente forte com raios e trovoadas. A possibilidade de a chuva vir com temporal não é afastada na Grande São Paulo.

O tempo na capital paulista não vai ficar firme no fim de semana. No sábado, permanece a possibilidade de chuva na cidade de São Paulo, principalmente em horas da tarde para a noite. As pancadas isoladamente podem ser até fortes na área metropolitana de São Paulo.