Instabilidade vai predominar nesta sexta-feira em grande parte do Centro-Sul do Brasil com chuva em muitas áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país. Consequência de uma frente fria no Sul do Brasil e de um centro de baixa pressão. No caso do Centro do país, soma-se a instabilidade de origem tropical com ar mais quente e úmido na região.
A imagem de satélite das 6h da manhã de hoje mostrava muitas nuvens no Centro-Sul do país com uma frente fria se estendendo pelo Sul do Brasil e áreas de instabilidade se propagando pelo Centro-Oeste e o Sudeste, inclusive com um núcleo intenso entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
No Rio Grande do Sul, muitas nuvens persistem hoje no Norte e no Nordeste gaúcho, sobretudo entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte, com chance de chuva e garoa em alguns momentos. Maior probabilidade de chuva na Serra. Porto Alegre terá um dia de abundante nebulosidade com chance por vezes de garoa ou chuva leve.
Já nas demais regiões gaúchas, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens. Algumas áreas, como do Oeste e do Sul, podem ter até períodos com céu claro e tempo muito aberto ao longo do dia de hoje sob a influência de ar mais seco e frio.
Uma massa de ar frio cobre o estado gaúcho e traz mais um dia de temperatura amena e muito agradável. O dia, inclusive, começa frio em cidades da Campanha, fronteira com o Uruguai e do Sul gaúcho, com marcas abaixo de 10ºC em vários municípios.
Já em Santa Catarina e no Paraná, a nebulosidade predomina nesta sexta-feira. Chove em várias regiões dos dois estados no decorrer do dia e isoladamente até moderado a forte com trovoadas, especialmente no Paraná. Momentos de melhoria com aberturas serão localizados e mais no Oeste. Há previsão de chuva tanto para Florianópolis como para Curitiba, onde já chove desde cedo.
O modelo alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas, projeta chuva em diversos pontos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro na tarde de hoje.
No Centro-Oeste, a frente fria que avança no momento pelo território brasileiro organiza área de instabilidade e chove hoje no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás em muitas cidades destes estados. Prevê-se, inclusive, chuva localmente forte com risco de temporais isolados.
A instabilidade associada a um centro de baixa pressão que acompanha a frente fria traz chuva nesta sexta ainda para o Sudeste do Brasil. Áreas de instabilidade avançam no decorrer do dia pelo estado de São Paulo com precipitação na maioria dos municípios paulistas. Pontos isolados podem ter chuva forte e temporal. A chuva vai alcançar a cidade de São Paulo, onde o tempo estará mais instável da tarde para a noite.
O deslocamento das áreas de instabilidade provoca chuva hoje ainda em Minas Gerais, em especial em cidades do Triângulo Mineiro, Centro e Sul de Minas. Há risco de chuva localmente forte e de tempestades localizadas principalmente no Sul mineiro. A chuva avançará, então, para o estado do Rio de Janeiro e o tempo se instabiliza na capital fluminense.