Anúncios

Grande parte do fim de semana será muito aproveitável no Litoral Norte com calor e sol, mas domingo deve ter mais nuvens e instabilidade | MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO

O calor vai ser de castigar no Rio Grande do Sul neste sábado que será o quinto dia seguido com máximas na casa dos 40ºC no estado à medida que em diversas cidades gaúchas as máximas devem ser ainda mais elevadas que as de ontem. Uma das regiões do estado que terá calor mais intenso que na sexta será a Grande Porto Alegre, onde os termômetros devem indicar máximas generalizadas de 37ºC a 39ºC.

Também nos vales do Rio Pardo, Caí e Taquari o calor aumenta neste sábado com 40ºC ou 41ºC à tarde em alguns pontos destas regiões. O calor deve chamar a atenção ainda no Norte gaúcho. Passo Fundo pode chegar a 37ºC e a área de Carazinho e Sarandi pode ficar entre 38ºC e 40ºC. São máximas elevadíssimas para uma zona do estado que é de maior altitude.

O sábado vai ter sol em todo o Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia se formam nuvens. Com o aquecimento, algumas nuvens vão trazer chuva isolada de verão em diferentes pontos do estado na segunda metade do dia, mas de distribuição muito irregular.

A maioria dos modelos numéricos analisados pela MetSul não indica chuva para a Grande Porto Alegre neste sábado, mas vai aquecer tanto que não se pode descartar que nuvens carregadas geradas pelo calor excessivo avancem para a área metropolitana e tragam chuva até o fim do dia. Com o calor intenso, chuva sempre traz risco de temporal nesta época do ano.


Atenção para a Metade Sul gaúcha, fronteira com o Uruguai e a Campanha. Isso porque forte instabilidade vai se formar no Uruguai e da tarde para a noite estas áreas podem ter chuva localmente forte e risco de temporais, alguns isoladamente fortes a severos com vento e granizo.

Previsão do tempo para amanhã

O sol chega a aparecer com nuvens neste domingo no Rio Grande do Sul, mas as nuvens aumentam e várias regiões terão momentos de nublado a encoberto no decorrer do dia. Chove amanhã em diversos pontos do estado, em alguns locais já de manhã, na maioria da tarde para a noite.

A MetSul Meteorologia destaca que é alto o risco de chuva localmente forte a intensa e temporais, alguns severos, de vento e granizo neste domingo no Rio Grande do Sul. O risco vai ser maior na Metade Norte.

Com mais nuvens e instabilidade, o calorão do sábado não se repete em muitas cidades, mas seque quente e abafado. O Oeste e o Noroeste serão as regiões ainda com muito calor e que será intenso em alguns municípios com máximas de 35ºC ou mais. Na Grande Porto Alegre, máximas pouco acima dos 30ºC.

Anúncios