Rio de Janeiro (foto) é uma das cidades com risco de chuva forte e temporal neste fim de semana pelo calor e a umidade | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A MetSul Meteorologia tem um alerta de fortes a intensos temporais para o Sul do Brasil, mas o fim de semana deve ter tempestades fortes a severas também em estados da Região Sudeste. O risco é maior em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Assim como ocorre com o Sul do Brasil, uma massa de ar quente também atua na região. Com o aumento da umidade, as condições vão se tornar propícias para a formação tanto neste sábado como no domingo de núcleos localizados intensos de instabilidade associados a nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Os temporais tendem a ser localizados, às vezes afetando apenas parte de um município, e poderão trazer fenômenos isolados de grande severidade, como granizo e vendavais. Uma das maiores preocupações é com o risco de volumes excepcionalmente altos de chuva em curto período em setores isolados, o que pode levar a inundações repentinas e deslizamentos de terra em encostas.

Somente no curtíssimo prazo, em previsão que é denominada em Meteorologia como nowcasting, é possível fazer alertas para municípios específicos a partir do monitoramento meteorológico por radares, satélites e sensores de descargas atmosféricas.

Mesmo assim, os dados são consistentes em indicar um maior risco para o Rio de Janeiro e o Centro-Sul de Minas. Já para São Paulo, o risco de tempestades é mais disperso e há chance de tempestades isoladas em diversas regiões neste fim de semana.

Os mapas acima mostram a projeção de refletividade do modelo WRF da MetSul para a tarde e noite deste sábado na Região Sudeste em que se observa a tendência de vários núcleos muito isolados de instabilidade intensa decorrentes da presença de nuvens Cumulonimbus.

Já os mapas acima trazem a projeção de refletividade do modelo WRF da MetSul para a tarde e noite do domingo. Algumas das áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais são muito intensas.

A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos.

Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.