Caxias do Sul (foto) tem amanhecer bastante ameno nesta segunda-feira e tera períodos de chuva alternados com sol na segunda metade da semana | DENIS GOERL

A semana que começa tem início com sol e temperatura amena a agradável no Rio Grande do Sul após semanas de calor incessante, mas o tempo não permanecerá firme nos próximos dias à medida que se espera que a atmosfera aqueça e se instabilize com chuva.

Um centro de alta pressão de 1020 hPa na altura do Rio Grande do Sul garante uma segunda-feira de tempo firme na maior parte do estado. No Leste gaúcho, nuvens de circulação oceânica podem trazer chuva isolada e passageira.

O sol aparece em todas as regiões do estado e com amplos períodos de céu claro, especialmente na Metade Oeste. Mais ao Leste do estado espera-se a presença de nuvens, sobretudo na primeira metade do dia. O tempo aberto e seco da madrugada traz amanhecer ameno e mesmo frio em algumas regiões, como a Serra e a Campanha. Já a tarde é de marcas agradáveis.


Nesta terça, o sol predomina no decorrer do dia em todas as regiões do Rio Grande do Sul, embora se preveja que nuvens apareçam no decorrer do período na maioria das localidades do estado. Há uma chance remota de instabilidade isolada do Centro para o Oeste gaúcho. Ar mais quente ingressa no estado e a tarde terá calor em muitas cidades.

Na quarta, o sol aparece com nuvens no estado gaúcho, mas a nebulosidade aumenta durante o dia. Já entre a madrugada e de manhã pode ter chuva em pontos da Metade Norte, porém será da tarde para a noite que chove na maioria das regiões. Pontos mais ao Sul do estado é que podem escapar da instabilidade. Antes da chuva estará quente e abafado.

Na quinta, maior cobertura de nuvens no estado. Apesar de o sol aparecer com nuvens em diferentes pontos, a presença de nebulosidade será maior no Rio Grande do Sul. Já chove nas primeiras horas do dia em algumas localidades e no decorrer do dia a instabilidade atinge todas as regiões do estado. Não se descarta chuva localmente moderada a forte.


Na sexta, o sol aparece com nuvens em grande parte do território gaúcho, mas o tempo não vai estar firme. Uma frente fria começa a ingressar no estado a partir do Oeste e do Sul com chuva e ao longo do dia a instabilidade avança para as demais regiões com o deslocamento da frente pelo Rio Grande do Sul. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados.

Os mapas acima mostram a projeção de chuva dia a dia do modelo meteorológico alemão Icon de hoje até sábado. Estes mapas são atualizados quatro vezes por dia e podem ser acessados pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.

A frente fria que chegará ao Rio Grande do Sul no decorrer da sexta-feira trará instabilidade ainda em pontos da Metade Norte gaúcha em parte do sábado enquanto pelo Oeste e o Sul deverá avançar ar mais seco e ameno que vai firmar o tempo em todas as regiões até o fim do dia.


Por isso, a temperatura entra em declínio no próximo sábado no estado gaúcho, antecedendo uma madrugada de domingo que deve ter temperatura tipicamente outonal e mais baixa, até com frio não intenso em algumas localidades.