Anúncios

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa no Rio da Prata define as condições do tempo neste começo de semana no Rio Grande do Sul e foi responsável pela acentuada queda da temperatura neste fim de semana após o veranico de maio.

Segunda-feira vai começar fria no Rio Grande do Sul | LUCIANO LANES/PMPA

As mínimas do domingo mais baixas, como era previsto, ocorreram em estações do Centro, o Oeste e o Sul do estado, onde o tempo estava mais aberto e com ar seco. A Metade Norte seguia com mais nuvens e esfriou ao longo do domingo.

Com menor cobertura de nebulosidade e tempo aberto na maioria das regiões, o Rio Grande do Sul terá uma madrugada com mínimas de inverno na maioria dos seus municípios nesta segunda-feira.

No Oeste, no Sul e na Campanha as mínimas desta segunda-feira devem ficar próximas das registradas neste domingo com marcas ao redor e abaixo de 5ºC em vários pontos. Pode fazer até 1ºC a 3ºC em pontos da Campanha e da Serra do Sudeste.


No Centro do estado, as mínimas devem se situar entre 6ºC e 8ºC, mas em pontos da região do Centro-Serra as marcas podem ser menores. No Noroeste, as mínimas tendem a ficar entre 7ºC e 10ºC na maioria dos municípios. No Planalto Médio, em geral, as marcas devem cair a valores entre 6ºC e 8ºC com marcas menores na área de Soledade.

Na área de Porto Alegre, a diminuição da nebulosidade que marcou o domingo permitirá uma queda maior da temperatura na madrugada desta segunda. A mínima na estação oficial do Jardim Botânico deve ficar ao redor de 10ºC a 11ºC, mas em alguns bairros mais ao Sul e o Leste da cidade pode fazer 8ºC ou 9ºC, o que deve ocorrer também em pontos da Grande Porto Alegre.

Na Serra, as menores mínimas devem ocorrer em municípios mais ao Sul da região, onde o tempo estará mais aberto com marcas de 5ºC a 7ºC ao amanhecer. Mais ao Norte e nos Campos de Cima da Serra se espera maior nebulosidade, mas em locais acima de 1.000 metros dos Aparados pode fazer até 5ºC ou 6ºC.

Geada em algumas cidades

O amanhecer muito frio em parte do Rio Grande do Sul deve permitir a formação de geada neste começo de segunda-feira em alguns municípios. Conforme o modelo canadense, existe uma maior probabilidade de gear em cidades da Campanha e do Sul gaúcho.

Nas áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho, embora não se afaste geada em pontos isolados, a chance de gear é menor porque ainda haverá maior presença de nuvens e até vento durante a madrugada.

Domingo foi marcado pelo frio

As mínimas do domingo na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 4,8ºC em Dom Pedrito, 5,0ºC em Bagé, 5,4ºC em Livramento, 5,5ºC em Canguçu, 5,9ºC no Chuí, 6,8ºC em Caçapava do Sul, 6,9ºC em Quaraí, 7,3ºC em Rio Grande e Encruzilhada do Sul, 8,2ºC em Capão do Leão, 8,8ºC em Camaquã e 9,3ºC em Uruguaiana.

Na rede de estações automáticas particulares, as mínimas foram de 2,1ºC em Herval, 4,6ºC em Pinheiro Machado, 5,6ºC em Aceguá, 6,1ºC em Lavras do Sul, 7,8ºC em Cachoeira do Sul, 8,3ºC em Jaguari, 8,7ºC em Rosário do Sul e 8,9ºC em São Lourenço do Sul.

Com a abundante nebulosidade, instabilidade em alguns pontos e a presença do ar frio, a tarde deste domingo confirmou a previsão de ser fria em cidades da Serra e dos Aparados. A temperatura às 15h, no meio da tarde, nas estações oficiais, eram de apenas 8,0ºC em São José dos Ausentes, 9,3ºC em Cambará do Sul, 10,0ºC em Canela, 10,9ºC em Vacaria, 11,7ºC em Bento Gonçalves e 11,8ºC em Caxias do Sul.

Frio perde força rapidamente

Embora a madrugada muito fria em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, a MetSul desde já antecipa que as mínimas não vão seguir baixas no restante da semana no estado e que a tendência será de elevação das marcas nos termômetros.

Dois fatores vão contribuir para que a temperatura se eleve e frio não se prolongue durante a semana. Primeiro, a massa de ar frio escoa para o mar e os seus efeitos no Rio Grande do Sul vão diminuir. Dois, área de baixa pressão deve trazer aumento de nuvens, o que frustra maior resfriamento noturno.

Mesmo com o enfraquecimento do ar frio que ninguém espere uma repetição da semana que passou, marcada por tardes quentes. As noites vão seguir um pouco frias, mas o tempo vai estar bastante agradável durante o dia no decorrer da semana.

Anúncios