Anúncios

A semana que começa terá chuva em todas as regiões do estado de São Paulo e com elevados volumes para esta época do ano em diversos municípios, antecipa a MetSul Meteorologia. A chuva atingirá por vários dias tanto a capital como o interior paulista.

Cidade de São Paulo e o interior paulista terão chuva nesta semana e com altos acumulados de precipitação para esta época do ano em diversos municípios paulistas | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O evento de precipitação no estado de São Paulo vai estar associado a um centro de baixa pressão que instabilizará o tempo nesta semana entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil.

Frente fria já traz aumento de nuvens e precipitação em pontos do estado de São Paulo entre este domingo e a segunda-feira, exceção de áreas mais ao Norte, mas o grande sistema que será responsável por instabilidade nesta semana será um centro de baixa pressão atmosférica.

Área de baixa pressão começará a se aprofundar com a formação de áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul nas primeiras horas da terça. No decorrer do dia, a instabilidade avança para Leste e traz chuva para vários pontos do estado de São Paulo, moderada a forte em alguns pontos com prováveis trovoadas. Chove principalmente do Centro para o Oeste paulista.

Na quarta-feira, o tempo segue muito instável no estado de São Paulo e chove na maioria dos municípios paulistas. Adverte-se para o risco de chuva localmente moderada a forte com raios e trovoadas. O dia será de muitas nuvens, tempo fechado e elevada umidade em várias cidades.

Na quinta-feira a área de baixa pressão vai estar sobre o oceano na costa da Região Sudeste e vai impulsionar ar mais seco e de alta pressão para São Paulo, o que vai permitir a melhora do tempo e o retorno do sol em muitas cidades. Mesmo assim parte do território paulista deve ter ainda momentos de maior nebulosidade e chance de precipitação em parte do dia.

Na região de Presidente Prudente, onde é alto o risco de chuva moderada a forte, e onde os volumes podem ser localmente altos, a instabilidade maior ocorre na terça e em parte da quarta-feira. Na cidade de São Paulo, embora a segunda e a terça tenham muitas nuvens e chance de precipitação leve, a chuva deve cair com maiores volumes na quarta.

No Norte, em Ribeirão Preto, grande parte da terça é ainda de tempo firme e a chuva tende a se concentrar na quarta-feira, podendo ser moderada a forte em alguns pontos. Na costa, na área de Santos, chove neste começo de semana pela frente fria e até localmente forte em locais perto da Serra do Mar, e na quarta a chuva torna a aumentar pela baixa pressão.

Volumes previstos

Esta é uma época do ano em que os volumes de chuva diminuem muito no estado de São Paulo, afinal o inverno marca a estação seca. Como comparação, janeiro tem média histórica (série 1991-2020) de chuva na cidade de São Paulo de 292,1 mm em janeiro e 59,7 mm em junho. Agosto, o mês mais seco, tem média de apenas 32,3 mm.

Assim, nesta época do ano agora não precisa chover muito para que os volume fiquem perto ou superem as normais históricas de precipitação, afinal as média climatológicas de chuva do fim de maio e do mês de junho são muito baixas.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva dos modelos meteorológicos Icon (Alemanha) e ECMWF (Centro Europeu). Como se observa, os maiores acumulados de chuva devem se dar no Oeste, no Centro e no Sul do estado de São Paulo. Vários pontos devem ter mais de 50 mm e algumas localidades podem mesmo se aproximar ou passar dos 100 mm, o que é muita chuva para os padrões do fim de maio.

Chuva porá fim a um longo período seco em São Paulo

A cidade de São Paulo e grande parte do interior paulista experimentam uma longa sequência de dias sem chuva. Em algumas cidades do estado de São Paulo não há registro de precipitação há um mês, sequência que vai acabar nesta semana.

Na capital paulista, o último registro de precipitação acumulada em 24 horas até 9h da manhã é do dia 11 de maio com 13,6 mm. Desde então, nenhum dia anotou precipitação com ar mais seco dominando o tempo no estado paulista.

No interior do estado de São Paulo, no centro do estado, a última vez que a estação de São Carlos anotou chuva em 24 horas foi também no dia 11 de maio com 17,6 mm. Já no Norte do estado, em Franca, o último registro de chuva em 24 horas se deu em 27 de abril com 1,3 mm.