Anúncios

A equipe da MetSul Meteorologia registrou a bordo de um avião comercial o temporal que se abateu sobre a cidade de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira. As imagens foram feitas a bordo do voo 2010 da Gol entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

METSUL METEOROLOGIA

O temporal começou em Porto Alegre exatamente no momento em que a aeronave começou o seu procedimento de aproximação para o Salgado Filho para o pouso na cabeceira junto à entrada da cidade pelo Laçador, mas não houve turbulência forte.


Nuvens muito carregadas podiam ser observadas a partir do momento em que a aeronave ingresso no Rio Grande do Sul com nebulosidade de desenvolvimento vertical sobre a Serra Gaúcha e entre o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre, onde podiam ser vistos grandes nuvens Cumulus geradas pelo calor.

O temporal atingiu a capital gaúcha perto das 16h com vento ao redor de 70 km/h no aeroporto e granizo em alguns bairros da cidade, como o Centro. Houve ainda o registro de raios, acompanhando a nuvem de tempestade do tipo Cumulonimbus (Cb).


METSUL METEOROLOGIA

Por conta dos raios, as atividades de solo no Aeroporto Salgado Filho foram interrompidas por motivos de segurança por cerca de 45 minutos, mas como o temporal foi de passagem rápida pela cidade e as descargas diminuíram logo as operações foram retomadas.

METSUL METEOROLOGIA

A chuva forte em curto intervalo acompanhada de granizo causou alguns pontos de acúmulo de água e alagamentos na capital gaúcha. Até o fim da tarde, a chuva somava 23 mm no Centro da capital.

O temporal se deu após uma tarde de calor excessivo na região. A máxima oficial em Porto Alegre foi de 37,1ºC no Jardim Botânico, mas o aeroporto registrou 38,0ºC. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 37,8ºC em São Leopoldo, 37,7ºC em Canoas (Fátima) 36,8ºC em Campo Bom e 36,0ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande).

Com a chuva provocada pelo temporal resultante de uma frente fria que encontrou a massa de ar muito quente com pressão atmosférica bastante baixa (chegou a 999 hPa no aeroporto), a temperatura despencou. Os termômetros no aeroporto atingiram 38ºC, registrados às 14h, mas fazia 23ºC às 17h e 19ºC às 18h.

O tempo segue instável nesta noite em Porto Alegre e região. A madrugada ainda tem maior nebulosidade e chance de chuva na área metropolitana, mas a frente fria vai se afastar com o avanço de ar mais seco, ameno e de alta pressão a partir do Sul.

Com isso, a terça-feira terá a presença do sol com nuvens na Grande Porto Alegre. O ar mais ameno proporciona uma terça com temperatura agradável e o calorão de hoje e dos últimos dias não se repete. Máxima de 26ºC a 27ºC na capital e mais elevada no Vale do Sinos.

Anúncios