Anúncios

A onda de calor que teve início na semana passada, inclusive com máximas acima dos 40ºC em cidades da Metade Oeste gaúcha, chegou ao fim hoje com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. O encontro do sistema frontal com a massa de ar muito quente foi responsável por chuva localmente forte e temporais isolados em algumas áreas do estado, incluindo a Grande Porto Alegre.


Como é comum antes da chegada de uma frente fria, no que é conhecido como condição pré-frontal, ar ainda mais quente avança e tende a elevar fortemente a temperatura. Foi o que ocorreu durante esta segunda-feira que já tinha mais de 35ºC em algumas cidades da Grande Porto Alegre no meio da manhã.

Vento quente interagindo com o relevo da Serra do Mar, em fenômeno conhecido como aquecimento adiabático, elevou a temperatura acentuadamente no Litoral Norte que registrou algumas das máximas do Rio Grande do Sul ontem. Fez 37,5ºC em Imbé e em Tramandaí, mas em Torres a máxima foi de 37,8ºC no fim da manhã.

Em outras regiões do interior, o calor também foi muito intenso com dados de estações oficiais apontando 37,9°C em Alegrete, 36,8ºC em São Borja, 36,7ºC em Uruguaiana, 36,5ºC em Rio Pardo, 36,3ºC em Santa Maria, Quaraí e São Luiz Gonzaga, e 36,2ºC em São Vicente do Sul.

A máxima oficial em Porto Alegre foi de 37,1ºC, mas o aeroporto registrou 38,0ºC. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 37,8ºC em São Leopoldo, 37,7ºC em Canoas (Fátima) 36,8ºC em Campo Bom e 36,0ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande).

Um temporal às 16h em Porto Alegre com vento de 70 km/h no aeroporto e granizo em alguns bairros, como o Centro, derrubou a temperatura na capital dos 38ºC registrados às 14h para 23ºC às 17h. Às 18h, a temperatura já era de 19ºC.

A chuva forte em curto intervalo acompanhada de granizo causou alguns pontos de acúmulo de água e alagamentos na capital gaúcha. Até o fim da tarde, a chuva somava 23 mm no Centro da capital.

Houve queda de granizo ainda em algumas cidades do interior, como em São Gabriel, acompanhando temporais isolados que prosseguem na noite de hoje na Metade Norte com risco de chuva localmente forte, granizo e vendavais, além da queda de raios. A chuva, contudo, foi muito irregular e em algumas cidades do estado sequer choveu nesta segunda-feira, sobretudo mais a Oeste.

No começo desta segunda, por intensas áreas de instabilidade que atuaram no Uruguai com fortes tempestades, a Barra do Chuí teve rajadas de vento de 136,8 km/h. Ventania durante a manhã formou nuvens de areia na cidade do Rio Grande.

O tempo melhora nesta terça. Uma massa de ar mais seco e ameno associada a um centro de alta pressão na altura do Rio da Prata desloca a frente fria para o Sudeste do Brasil hoje e o tempo melhora no Rio Grande do Sul.

No começo do dia, pontos do Norte e do Nordeste gaúcho ainda devem ter maior nebulosidade e chance de chuva, mas depois o tempo melhora. Com isso, todas as regiões do estado terão a presença do sol hoje. Na Serra, segue a chance de alguma chuva muito isolada.

Com ar mais ameno, o dia será agradável na maior parte dos locais. No Oeste e no Noroeste é que segue o calor, mas com máximas muito menos elevadas. Porto Alegre deve ter máxima de 26ºC a 27ºC, mas na Fronteira Oeste pode fazer até 31ºC.

Anúncios